O que é água limpa para o mosquito da dengue?
É aquela que não contém esgoto, fezes, material estragado ou produto químico.Às vezes a água está turva de terra, barro ou pedacinhos de planta, mas na verdade é água limpa que pode servir para a fêmea do mosquito da Dengue depositar seus ovos.
Importante
A fêmea do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da Dengue e da Febre Amarela, deposita seus ovos em recipientes com água limpa e parada. Esses ovos, se encontrarem boas condições de temperatura e umidade, se transformarão em larvas, pupas e, finalmente mosquitos adultos em uma semana.
Se por acaso a água desses recipientes secar ou for retirada, os ovos ficam aderidos nas bordas esperando encher de água novamente para poderem se desenvolver. Essa espera sem água, num local seco ou úmido pode durar aproximadamente 450 dias.
Daí a importância de se esfregar as paredes dos recipientes onde há água parada ou eliminar esses recipientes.
Saiba tudo sobre a Dengue
Todo mundo tem sempre alguma dúvida sobre a Dengue. O importante é tirar estas dúvidas para ficar um pouco mais tranquilo.
O combate à dengue tem que se tornar uma rotina diária, um hábito saudável a ser praticado todos os dias. Não podemos relaxar porque os ovos do mosquito da dengue continuam vivos por até um ano.Se nós não combatermos a dengue todos os dias, esse problema vai continuar.
A malária ou impaludismo é uma doença infecciosa, não contagiosa e de evolução crônica, com manifestações episódicas de caráter agudo. Provavelmente é a doença parasitária mais antiga. Existem quatro formas de malária humana, identificadas através de exames de laboratório, conforme os seguintes agentes infecciosos encontrados no sangue do paciente:
Estes três últimos normalmente não provocam morte.
Os sintomas da malária são: calafrios fortes, acompanhados de dor de cabeça, náusea e sudorese profunda. Estes sintomas se repetem em ciclos diários, em dias alternados ou a cada três dias e podem durar de uma semana a um mês ou mais.
A malária é transmitida ao homem através de picada de mosquitos do gênero Anopheles.Somente as fêmeas são hematófogas e transmitem o agente infeccioso.
Período de Incubação dura em média 15 (quinze) dias.
Importante:
Se você está vindo de área endêmica de MALÁRIA , tais como:
A esquistossomose é uma doença antiga, cujos primeiros registros datam de 3.000 anos, e provém do Egito. Ela também é conhecida como barriga d”água, é provocada por um verme chamado Schistosoma mansoni . Qualquer pessoa independente de idade, sexo, cor, pode vir a contrair a doença, que ataca populações que vivem em locais com deficiência de saneamento básico – portanto populações de baixa renda. Apesar de, em alguns casos, levar à morte, a maior parte das causas de óbito está ligada às formas mais graves de esquistossomose.
É uma verminose provocada por vermes do Gênero Schistosoma, que têm como hospedeiros intermediários caramujos de água doce do gênero Biomphalaria; esta doença pode evoluir desde formas assintomáticas até formas clínicas extremamente graves.
Trata-se de uma doença de veiculação hídrica, cuja transmissão ocorre quando uma pessoa entra em contato com águas onde existem cercarias (fase larval infectante), que penetram ativamente através da pela, provocando irritação ou coceira, daí esses rios ou lagos serem denominados ”lagos de coceira”.
Penetrando o corpo do homem, as cercarias atingem a circulação sanguínea, chegando em seguida às veias do intestino e do fígado, transformam-se em vermes adultos, que copulam, reiniciando o ciclo.
Como acontece a transmissão?
As fezes das pessoas contaminadas são derramadas nas águas com caramujos, dos ovos contidos nas fezes eclodem os miracídeos que penetram no caramujo, onde multiplicam-se e são expelidos sob a forma de cercarias que penetram na pele humana em contato com a água contaminada.
Sintomas:
Locais para tratamento:
O que é a Leptospirose?
Doença transmitida principalmente pela urina dos ratos.Mais freqüente na época das enchentes. Os locais úmidos são os de maior risco: bueiros, lama, esgoto e margens de córregos.
Sintomas
O período de incubação da bactéria varia em média de 7 a 14 dias e os sintomas apresentados são:
Se você apresentar algum dos sintomas relacionados, procure imediatamente o Posto de Saúde mais próximo e relate o ocorrido ao médico. Quanto mais rápido o socorro, mais chances você terá de evitar as complicações da doença.
Medidas de Prevenção
Mais Acessados