Início > Vigilância Sanitária > Quem somos

A Vigilância Sanitária trabalha para cuidar da sua saúde.

A Prefeitura da Cidade de São Gonçalo vem aperfeiçoando o serviço de Vigilância Sanitária, com aquisição de novos equipamentos, o treinamento de seus servidores e a definição de normas de trabalho, tendo sempre como prioridade a saúde do cidadão gonçalense.

Além disso, a Vigilância Sanitária está em constante interação com outras Secretarias, segmentos da sociedade e com a população.

A Vigilância Sanitária deve assegurar ao consumidor e usuário a sua efetiva participação e a garantia da qualidade dos produtos, serviços e ambientes em que transita, trabalha e vive, como forma de prevenir, controlar ou eliminar os eventuais fatores adversos à saúde.

A participação efetiva da população constitui um requisito básico para que possamos cumprir a nossa missão de proteger a sua saúde.

Todos tem direito à saúde, e todos podem e devem participar.

Portanto exerça o seu papel de vigilante de sua própria saúde, de sua família e de sua comunidade.

Você sabe o que a Vigilância Sanitária faz?

Os serviços prestados pela Vigilância Sanitária Municipal:

• Fiscalização e licenciamento de todos os tipos de estabelecimentos de comércio e manipulação de alimentos, como: bares, restaurantes, quiosques, supermercados,etc.
  • Fiscalização e licenciamento de indústrias de alimentos;
  • Controle e investigação de surtos de doenças transmitidas por alimentos;
  • Controle da qualidade de água de consumo, de piscinas públicas, de caixas d’água de clínicas de hemodiálise;
  • Controle de qualidade do ar de ambientes internamente climatizados;
  • Fiscalização de licenciamentos de estabelecimentos e serviços de interesse à saúde, como: clínicas médicas, consultórios, óticas,salões de cabeleireiros, academias de ginástica,etc.
  • Combate a presença de insetos e roedores transmissores de doença.
Quando nos procurar?

Procure a Vigilância Sanitária no caso de irregularidades, como:

• Falta de asseio, presença de insetos, roedores e/ou alimentos deteriorados em supermercados, bares e restaurantes, venda ambulante;
  • Medicamentos com data de validade vencida, produtos no chão, sujeira em drogarias e farmácias;
  • Materiais não esterilizados, reutilização de materiais descartáveis, falta de limpeza em salões de beleza, clínicas, consultórios e academias;
  • Piscinas em estado ruim de conservação e limpeza; água de consumo com mau cheiro.
Ajude a Vigilância Sanitária

Denuncie os problemas que encontrar. E se você precisar de orientação ou necessitar fazer uma reclamação, compareça ao Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Av. São Gonçalo, 100/G2 – Boa Vista) que iremos ouvir e analisar sua questão.

E-mail: vigilanciasanitaria@pmsg.rj.gov.br