Início > Funasg > Último Saúde do Servidor do ano aborda o câncer de pele

Último Saúde do Servidor do ano aborda o câncer de pele

Compartilhe isso:


Publicado em:  27/12/2019

Devido às altas temperaturas com a chegada do verão, no mês de dezembro é realizada a campanha de combate ao câncer de pele. Você sabia que essa doença é um dos cânceres que mais atinge a população brasileira? Com isso, o projeto Saúde do Servidor deste mês convidou a dermatologista, Luciana Luz Borges, que trabalha há mais de 12 anos na Fundação Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (FUNASG), para ajudar a esclarecer os sintomas dessa doença, as formas de tratamento e a importância da prevenção.

“O câncer de pele é desenvolvido através de uma mancha que aparece na pele. É uma lesão pré-existente ou nova que levou alguma exposição mais intensa e desencadeou no tumor. Geralmente tem diferença de coloração, mudanças de tamanho, e pode haver sangramentos ou feridas que não cicatrizam. Esses são alguns dos sintomas que devem ser verificados”, explica Luciana.

Uma pesquisa divulgada pela Sociedade​ Brasileira de Dermatologia afirma que o câncer da pele corresponde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) ainda complementa que, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos são registrados.

“Por haver uma incidência alta, pode ser caracterizado como segundo lugar após o câncer de mama no Brasil. Porém, ele é fácil de se prevenir, por isso a importância da informação. Não há uma idade com maior prevalência. O melanoma, por exemplo, que é o mais temido, é comum tanto em homens quanto em mulheres. Os homens fazem mais nas áreas expostas, como nas costas, no dorso. Já nas mulheres ocorre nas pernas. Contudo, qualquer lugar é passível do aparecimento do melanoma. Desde o couro cabeludo até a palma da mão e plantas”, informa a dermatologista.

Tratamento

“O tratamento contra o câncer vai depender do tipo e do estágio em que se encontra, pois cada pessoa adquire de uma forma. O câncer de uma pessoa da terceira idade pode ser diferente de um adulto, por ter ficado mais exposto ao sol e se agravado. Primeiramente é preciso o fechamento do diagnóstico, com exames laboratoriais e, assim, ser analisado o tratamento. Alguns casos apenas com incisão cirúrgica soluciona, outros casos maiores ou mais graves, deve-se realizar, posteriormente, a quimioterapia. Entretanto, normalmente com um diagnóstico precoce, não tendo metástase por exemplo, apenas a cirurgia dá conta”, complementa Luciana.

Prevenção

Dentro do câncer de pele os mais comuns são o Carcinoma base celular, Carcinoma espino celular e o Melanoma. Dentro desses três o melanoma é o espectro pior, eles que preocupam mais. Portanto, é necessário um cuidado com a exposição do sol nas horas com maiores raios ultravioletas.

“A prevenção é não se expor intensamente ao sol. Tentar usar filtro solar com regularidade, 30 minutos antes de sair de casa e reaplicar na praia ou qualquer atividade ao sol. Também é bom utilizar camisas com ultravioleta, bonés, ou seja, nunca ficar exposto diretamente e, principalmente, evitar o sol das 10h às 14h. Caso haja alguma suspeita, mesmo que infundada, é importante ir o quanto antes num dermatologista, pois diagnosticado precocemente a chance de cura do câncer é maior e mais rápida. Essas atitudes simples de rotina conseguem evitar grandes problemas”, finaliza Luciana Luz.

Projeto

O “Saúde do Servidor” trabalha com uma temática vivenciada no dia a dia dos servidores, seus dependentes e da população em geral. Todo mês, profissionais da Fundação Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (FUNASG) desmistificam dois assuntos e o torna mais acessível ao público. O intuito é levar dicas de especialistas aos gonçalenses, com ênfase na multiplicação de informações úteis e relevantes.

A FUNASG tem como objetivo prestar assistência à saúde do servidor municipal. As marcações de consultas podem ser feitas pelo site ou pelos telefones 21-3513-7383 e 21-3513-7202, cujos atendimentos são para os servidores e dependentes regularmente inscritos no órgão.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Jonas Guimarães
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content