Início > Funasg > Fonoaudióloga discute a importância da profissão e explica projeto voltado aos professores

Fonoaudióloga discute a importância da profissão e explica projeto voltado aos professores

Compartilhe isso:


Publicado em:  17/12/2019

No dia 9 de dezembro é comemorado o dia do fonoaudiólogo, mas muitas pessoas não conhecem a verdadeira função de um profissional dessa área. Então, o projeto Saúde do Servidor deste mês convidou a fonoaudióloga, Raquel Ribeiro, da Fundação Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (FUNASG), para ajudar a esclarecer a importância dessa especialidade no desenvolvimento do ser humano, os sintomas e as formas de prevenção das principais patologias, além de um projeto implantado no município chamado de “A Voz do Professor”.

“O fonoaudiólogo trabalha com a comunicação humana, ou seja, ele utiliza diversas habilidades com o paciente, desde a audição, linguagem, fala, até as funções dos sistemas envolvidos na comunicação. Podemos dizer que a fonoaudiologia possui quatro pilares: a voz, a fala, a audição e a linguagem. Nós trabalhamos técnicas para promover fluência e a conscientização de uma boa saúde vocal”, declara Raquel Ribeiro.

Dentre as principais patologias que acometem a área vocal estão os nódulos das pregas vocais ou calos, além das fendas. Entretanto, outras situações fazem pessoas procurarem um médico, como dificuldade de aprendizagem, na memória e no desenvolvimento da fala e escrita.

“A doença mais comum são os nódulos das pregas vogais. Existem outras patologias. Os professores, por exemplo, formam um dos grupos que mais necessitam de nossa ajuda, pois utilizam muito a voz e chegam apavorados com a falha da mesma. Então, na consulta verifico os sintomas, como rouquidão e alterações no nível de som da voz, que representam um pedido de socorro dela de que algo pode estar errado. Porém, deve observar que nem sempre rouquidão é sintoma de doença, ela também pode representar uma questão mais orgânica, como alergia ou até um resfriado”, afirma Raquel.

Tratamento e Prevenção

Ainda complementa que há fatores externos que influenciam em doenças de saúde vocal, como alimentação gordurosa, problemas gástricos, alergias (por deixar a área sensibilizada), o fumo e o alcoolismo.

“Portanto, se você servidor está com alguma alteração na voz ou rouquidão por mais de 15 dias, é necessário fazer uma avaliação com um fono e uma equipe multidisciplinar, porque esses são sinais da voz pedindo socorro. Melhor se prevenir e descartar problemas mais sérios, além de conhecer melhor seu aparelho vocal e saber usar sua voz, pois qualquer dessas patologias elas não nascem da noite para o dia”, finaliza Raquel Ribeiro.

A Voz do Professor

Como o grupo de professores é uma das principais demandas, a Funasg, através das duas fonoaudiólogas funcionárias da unidade, criaram um projeto há três anos que visa minimizar os problemas causados pelo mau uso da voz pelos professores.

“Esse projeto já existe em outros municípios, então nossa ideia era trazer aqui para São Gonçalo um trabalho com os professores. Nos encontros a gente ensina a eles como usar a voz adequadamente, como aquecer, desaquecer e como usar na sala de aula. É uma maneira de promover possibilidades de melhor administração da voz e conseguir reduzir a ausência dos problemas vocais, ou o afastamento do professor por nódulos e outras patologias. Nosso trabalho é ensinar o professor a usar a voz e manter a saúde bocal. Assim, ensinamos técnicas de aquecimento, o funcionamento e produção da voz, conscientizando-o vocalmente para que ele possa perceber quando ele ta cometendo abusos e como evitar. Hidratação, alimentação balanceada, sono regulado são alguns fatores que influenciam, então preparamos exercícios do trato vocal facilitando a entonação e respiração. Fornecemos ao professor conhecimento para que ele mantenha saúde vocal”, explica a fonoaudióloga.

Projeto

O “Saúde do Servidor” trabalha com uma temática vivenciada no dia a dia dos servidores, seus dependentes e da população em geral. Todo mês, profissionais da Fundação Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (FUNASG) desmistificam um assunto e o torna mais acessível ao público. O intuito é levar dicas de especialistas aos gonçalenses, com ênfase na multiplicação de informações úteis e relevantes.

A FUNASG tem como objetivo prestar assistência à saúde do servidor municipal. As marcações de consultas podem ser feitas pelo site ou pelos telefones 21-3513-7383 e 21-3513-7202, cujos atendimentos são para os servidores e dependentes regularmente inscritos no órgão.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Jonas Guimarães
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content