Início > Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas > Secretaria de Saúde apoia pessoas em vulnerabilidade social

Secretaria de Saúde apoia pessoas em vulnerabilidade social

Publicado em:  22/02/2017

O secretário de Saúde de São Gonçalo, Dimas Gadelha, visitou ontem (21/02) a sede da Associação de Moradores para o Desenvolvimento de Neves, espaço que está sendo cedido para a execução do Projeto Redes, voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social, como as que moram na rua e dependentes químicos, como álcool e drogas. A secretaria de Saúde atua em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, a Guarda Municipal e a Subsecretaria Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas.

Para Dimas Gadelha, “esta é uma ação indispensável para conseguirmos resgatar estas pessoas. Trata-se de um problema social ligado diretamente à saúde”, avalia o secretário de Saúde.

No local, F. da Costa, uma jovem de 23 anos, com olhar caído e aparência cansada, pedia às equipes presentes algo para comer. “Moço, poderia pagar um salgadinho para eu comer? Passei a noite com um cliente (fazendo programa) e não comi nada”, exclamou F., acrescentando que mora na rua, no centro de Niterói.

“Os perfis dessas pessoas varia muito. Tem gente que está na rua por desentendimento familiar, outros sofreram abusos, desilusão amorosa ou, simplesmente, se entregaram ao vício em drogas e álcool”, explica Alexandre Trino, articulador da Rede Inter Setorial, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

As ações do projeto são realizadas todas as terças e sextas-feiras. Para melhorar esse quadro, o secretário de saúde do município afirmou que irão fazer um banheiro para que possam fazer suas higienes e também será instalada uma tenda para a realização das atividades semanais.

“Queremos recuperar o máximo possível de pessoas, dando dignidade e atenção a elas. A ideia do projeto é trabalhar a cidadania e buscas oferecer opções para a geração de emprego e renda, como, por exemplo, a realização de oficinas profissionalizantes que possam resultar em produção de artesanatos e demais produtos que possam comercializar”, ressalta o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci.

A Guarda Municipal tem função estratégica e age sob o viés da proteção, porém, voltada para a prevenção e não para a repressão, oferecendo apoio ao acolhimento.

“O projeto funciona atualmente somente em Neves, mas o objetivo é expandir para outros bairros onde enxergamos grande necessidade, como no Centro e em Alcântara”, afirma Luciano Gomes, subsecretário municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas.

O projeto – Consiste em quatro tópicos:

1 – Cuidado: ações ligadas à saúde, higiene, atenção psicossocial;

2 – Proteção social: promove o resgate da cidadania, com retirada de documentos, reinserção social e familiar;

3 – Prevenção: levar ações de segurança pública, como a polícia comunitária e de proximidade; e trabalhar a comunidade em torno do projeto;

4 – Geração de trabalho e renda: identificar os talentos de cada um e buscar potencializá-los, através de incentivo à produção;

Em São Gonçalo, o projeto Redes é uma parceria entre as equipes da Secretaria de Saúde, através da Subsecretaria Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas, Guarda Municipal, Centro Pop, Caps Ad, Estratégia de Saúde da Família (ESF), Consultório na Rua, Guarda Municipal, Associação de Moradores para o Desenvolvimento de Neves e Instituto de Tecnologia e Ciência.

Foto: Ricardo Precioso