Início > Prefeito > Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade do RJ pede apoio à Prefeitura de São Gonçalo

Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade do RJ pede apoio à Prefeitura de São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  23/01/2019

A obra de reversão da degradação ambiental do entorno da Baía de Guanabara foi tema de reunião realizada na tarde desta quarta-feira (23), na Prefeitura de São Gonçalo. O Prefeito José Luiz Nanci recebeu o subsecretário estadual de Saneamento Ambiental, Omar Kirchmeyerm, e coordenadores do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM) para discutir melhorias e verbas para a recuperação de algumas localidades do município de São Gonçalo. 

O PSAM foi criado pelo Decreto Estadual nº 42.931/2011 e tem como objetivo contribuir para a ampliação do saneamento ambiental nos municípios do entorno da Baía de Guanabara. No projeto 4 pontos são os principais: implantação de rede de esgoto, ligação domiciliar, ligação intradomiciliar e tratamento de esgoto. 

No cronograma do projeto estão obras de rede de esgoto nos bairros: Trindade, Itaúna, Luiz Caçador, bacia do Colubandê e Alcântara. Com isso, o encontro teve o objetivo de debater as medidas necessárias para viabilizar e dar continuidade nessas obras que se encontram com poucas verbas para maior agilidade. 

“Procuramos o prefeito com a necessidade de um apoio da Prefeitura para as intervenções, visto que nos encontramos numa época de crise. Até agora, cerca de 34% das obras já estão executadas, mas faltando ainda uma grande parte. Caso consigamos retornar neste primeiro semestre de 2019, a previsão de conclusão é no segundo semestre de 2021.”, afirma Omar Kirchmeyerm. 

O prefeito José Luiz Nanci demonstrou a importância da inciativa para município e auxílio para o recomeço dessas ações. “Nossa cidade se encontra com muitos problemas de saneamento básico, principalmente na rede de esgoto. Esse projeto será essencial em questão da saúde e bem-estar do gonçalense, além de acabar com o prejuízo sanitário do município”, declara.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Lucas Alvarenga

Notícias relacionadas

Skip to content