Início > Desenvolvimento Econômico > Secretaria começa a mapear situação de pescadores em São Gonçalo

Secretaria começa a mapear situação de pescadores em São Gonçalo

Publicado em:  13/02/2017

A Coordenadoria de Pesca de São Gonçalo está dando início a reuniões e começando levantamento nas associações de pescadores do município. O objetivo é ouvir a categoria, estabelecer parcerias e abrir novas oportunidades para a classe. De acordo com Evanildo Barreto, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia, Agricultura e Pesca, e Trabalho, a cidade tem vocação para a pesca e deve aproveitar essa potencialidade.

“O prefeito José Luiz Nanci nos orientou a dar atenção a este mercado. O planejamento é fazer todo recadastramento dos pescadores artesanais gonçalenses e começar a revisão e legalização das embarcações, com apoio da Capitania dos Portos e da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), em abril. Essas entidades também nos ajudarão no início de outro projeto, que será realizado em paralelo: trata-se do curso gratuito de pescador profissional”, revelou Barreto.

O coordenador municipal de Pesca, Willians Araújo, conta que as reuniões com a categoria já começaram. Foi realizado um encontro nesta semana, onde estiveram presentes todos os representantes das associações da cidade, além de visita na colônia Z8, que abriga pescadores de São Gonçalo, Niterói e outros municípios da região.

“Outros encontros serão realizados nos meses de fevereiro e março, dessa vez individualmente em cada associação. Queremos fazer um diagnóstico e mapear o quadro dos pescadores em São Gonçalo, colocando em prática projetos que beneficiem a categoria”, completou Willians.

As informações do recadastramento são repassadas ao Ministério da Pesca e Aquicultura, para que seja garantido acesso aos programas sociais do governo federal, como microcrédito, assistência social e o seguro desemprego, que é pago nos meses do defeso – período em que é proibida a pesca para proteger a reprodução dos peixes.

Profissionalização

O curso de Pescador Profissional, que é conhecido como POP, garante autorização para que o pescador exerça suas atividades em alto mar. Na grade curricular, os alunos têm acesso a disciplinas como: salvatagem, primeiros socorros e combate a incêndio. O início e duração das aulas ainda serão estabelecidos pela Coordenadoria de Pesca.

Autor: Aaron Cesar
Foto: Girley Oliveira