Início > Cultura e Turismo > São Gonçalo terá Inventário e Mapeamento Cultural

São Gonçalo terá Inventário e Mapeamento Cultural

Publicado em:  08/08/2023

Secretaria de Turismo e Cultura vai realizar levantamento das manifestações culturais da cidade

A Secretaria de Turismo e Cultura de São Gonçalo irá realizar o inventário cultural de todo o município, com objetivo de identificar as diversas manifestações culturais e bens de preservação, de natureza imaterial e material da cidade.

A análise é um importante instrumento para conhecer de maneira minuciosa os fazedores de cultura gonçalenses para propor a elaboração de políticas públicas  mais assertivas e capazes de potencializar suas ações e alcance.

O Inventário será realizado em cinco etapas definidas através de um minucioso processo que identificará as vocações culturais do município, sendo elas:

Caracterização do município– Etapa que tem como objetivo traçar o perfil do município através das informações do Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), incluindo aspectos demográficos, econômicos e sociais;

Mapeamento Cultural– Mapa colaborativo que servirá de insumo inicial para a caracterização dos agentes que produzem ações culturais no município. Este mapeamento será a base de dados que deverá apontar o perfil cultural local;

Mapeamento dos espaços e equipamentos públicos e privadosIntegrado ao Mapeamento Cultural a fim de quantificar, qualificar, tipificar, localizar, indicar as formas de uso, dar visibilidade e qualificar o conjunto dos espaços e equipamentos culturais locais. Este mapeamento permitirá conhecer as condições de funcionamento, frequência, público, potencialidades e carências dos equipamentos;

Qualificação dos mapeamentos – Devido à carência de bases de dados referentes à cultura, não só no município de São Gonçalo, mas em grande parte do país, os mapeamentos citados anteriormente exigem, no seu processo de elaboração, a qualificação das informações identificadas. Neste contexto, esta etapa inclui a aderência dos chamados Agentes de Campo que estarão envolvidos no processo de qualificação das informações das bases construídas. Esses profissionais serão capacitados para a adoção e manuseio de ferramentas de coleta de dados e irão percorrer o município a fim de coletar, qualificar e sistematizar as informações obtidas sobre o campo da cultura e, deste modo, melhor fundamentar a construção do Inventário Cultural;

Elaboração do Inventário Cultural Busca identificar as vocações culturais do município e seus agentes através da realidade na qual se quer atuar e mudar. Com o objetivo de promover o desenvolvimento e transformações socioculturais, o Inventário se propõe a democratização do acesso a bens e serviços culturais, além de estimular o desenvolvimento e produção cultural. Também tem o potencial de fomentar outros campos, tais como a geração de emprego e renda e impactar no turismo local.

Mapeamento através do Colab – Localizado na plataforma Colab – São Gonçalo (ferramenta digital colaborativa que facilita a comunicação entre o cidadão e a Prefeitura), o Mapeamento Cultural será exclusivamente para coletar e registrar informações básicas dos agentes culturais. Disponibilizar esta ferramenta por meio digital permite fomentar discussões, assim como torna possível o retorno de sugestões.

A participação popular é de suma importância neste processo de mapeamento, para uma iniciativa sobre as diversas ações culturais no município, pois possibilita ir além da tradicional visão técnica, evidenciando uma multiplicidade de interpretações e, no avanço da compreensão de uma real situação da cultura em São Gonçalo.

A etapa do Mapeamento Cultural dialoga diretamente com as várias premissas sobre a importância dos chamados mapeamentos colaborativos.

O Inventário Cultural deverá identificar, a partir das informações existentes, as principais necessidades do campo da cultura no município. Essas necessidades serão tratadas de forma transversal, ou seja, as necessidades serão encontradas tanto setorialmente quanto territorialmente. Para a organização dessas informações, a construção de mapas deve representar as necessidades de todo o campo da cultura, já que o território é o suporte das manifestações culturais.