Início > Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas > São Gonçalo reforça ações para combate à dependência química

São Gonçalo reforça ações para combate à dependência química

Publicado em:  25/10/2023

Fórum aproxima setor público e comunidades terapêuticas

A Secretaria de Políticas sobre Álcool e Drogas (Sempad) da Prefeitura de São Gonçalo realizou o “Fórum com as comunidades terapêuticas de São Gonçalo e adjacências”, na manhã desta quarta-feira (25), no auditório da sede da OAB de São Gonçalo.

O encontro foi planejado com o objetivo de aproximar a Secretaria das comunidades terapêuticas da região e de municípios próximos, além de auxiliar na legalização dessas entidades que atendem pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas.

“O propósito do fórum é dar o primeiro passo para que as comunidades terapêuticas se tornem parceiros da Secretaria, pois entendemos que juntos podemos chegar mais longe e alcançar mais pessoas. A demanda para o auxílio às pessoas que buscam acolhimento em uma comunidade terapêutica é muito grande e precisamos unir nossas forças para atender aqueles que precisam”, disse a subsecretária Fabíola Cristina da Silva.

A iniciativa faz parte da programação elaborada pela pasta em alusão ao Dia Internacional da Saúde Mental, celebrado no último dia 10. Foram elaboradas atividades com o intuito de conscientizar as pessoas sobre os malefícios do uso e abuso de substâncias psicoativas e como elas podem interferir na saúde mental, além de apresentar os equipamentos que podem auxiliar em caso de emergência.

“Por mais que o poder público desenvolva um trabalho de auxílio, precisamos dessas comunidades terapêuticas e por isso precisamos que todas estejam legalizadas para melhor atender essas pessoas. Estamos à disposição dessas entidades para auxiliá-los nessa legalização”, destacou a presidente da OAB/SG, Dra. Andreia Silva.

Ao lado da subsecretária e da presidente da OAB/SG, também integraram a mesa do fórum o Dr. Valdecir Alves, presidente da Comissão de Política Antidrogas e Álcool; Wallace Arêas, coordenador da SEMPAD; Dra. Rita de Cássia Labier, vice-presidente da Comissão de Política Antidrogas e Álcool; e Dr. Cleir José da Silva, membro da Comissão de Política Antidrogas e Álcool.

Semanalmente, as secretarias de Políticas sobre Álcool e Drogas e de Assistência Social realizam ações de abordagem nas ruas da cidade com o objetivo de identificar os indivíduos em situação de risco pessoal e social que têm seus direitos violados, além de promover ações de reinserção familiar e comunitária.

Durante as ações, os agentes oferecem às pessoas tratamento para dependência química e encaminhamento para retirada de documentos.

Foto: Julio Diniz