Início > Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas > São Gonçalo realiza ação de conscientização com pessoas em situação de rua

São Gonçalo realiza ação de conscientização com pessoas em situação de rua

Publicado em:  20/02/2024

Dia 20 de fevereiro é o Dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo

Neste dia 20 de fevereiro, data conhecida por ser o Dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo, a Prefeitura de São Gonçalo, através das secretarias de Políticas sobre Álcool e Drogas (Sempad) e de Assistência Social, realizou uma ação buscando conscientizar pessoas em situação de rua sobre o vício em entorpecentes e bebidas alcoólicas, além de ofertar acolhimento para aqueles que desejassem sair das ruas. A ação foi feita na Praça do Colubandê e na Praça Chico Mendes.

Durante a ação, foram feitas abordagens a pessoas em situação de rua, buscando conversar com elas sobre os vícios e sobre a importância do recomeço. Além disso, as secretarias buscaram conscientizar o público gonçalense que passava pelo local com cartilhas que mostravam ações de combate às drogas.

O secretário Wanderson Dias, responsável pela Sempad, esteve na ação desta terça-feira (20) junto com a subsecretaria Fabíola Silva. Ele comentou sobre a importância da iniciativa. “Sempre fazemos essas ações, mas hoje é o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, uma data importante para a pasta, por isso, não poderíamos deixar de estar aqui. Ontem já estivemos aqui com o pessoal da Assistência Social e hoje estamos aqui novamente. A ideia é conscientizar as pessoas em situação de rua e os munícipes que estão passando por aqui, seja de carro ou a pé. Queremos dar uma oportunidade para que essas pessoas se tratem e consigam sair do vício”, afirmou.

Wallace Areias é coordenador da Sempad e também esteve na ação. Ele destacou que existem vários tratamentos para os vícios em álcool e em entorpecentes. “Tentamos convencer as pessoas em situação de rua a irem aos locais de acolhimento, como casas de recuperação no município. Existem várias formas de tratamento, além da internação, com vários recursos, então, buscamos informar sobre isso tanto para as pessoas em situação de rua quanto para os gonçalenses em geral”, disse.

Na mesma ação, estiveram presentes agentes da Secretaria de Assistência Social, como Sabrina Rosa, que é coordenadora do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), conhecido por atender pessoas em situação de rua. No local, é possível que esse público consiga tomar banho e tenha atendimento de psicólogas e assistentes sociais. De lá, elas são encaminhadas para o Centro de Acolhimento Social Gonçalense (CASG) ou outros abrigos ligados à Prefeitura. As pessoas atendidas podem até realizar cursos profissionalizantes para que consigam se reinserir no mercado profissional.

“Diariamente, fazemos ações do tipo no município. Hoje, a ação é com a Sempad. Temos o objetivo de nos aproximar dessas pessoas em situação de rua. O Centro Pop, além do atendimento com psicólogos e educadores sociais, viabiliza questões como documentação, como certidão de nascimento e identidade. Muitos desses moradores de rua perderam os seus documentos. Também oferecemos almoço, café da manhã e jantar no Centro Pop, além de cursos profissionalizantes. Queremos que essas pessoas não fiquem muito tempo na rua. Queremos acolher para acabar com os transtornos desses vícios e temos tido resultados bons, com pessoas reconstruindo suas vidas”, explicou Sabrina.

Durante a ação no Colubandê, os moradores em situação de rua foram informados sobre a necessidade de deixar o local, que passará por obras de revitalização em breve.

Foto: Julio Diniz