Início > Assistência Social > São Gonçalo promove debate sobre gênero e racismo

São Gonçalo promove debate sobre gênero e racismo

Compartilhe isso:


Publicado em:  27/03/2024

Palestra é realizada no Centro de Orientação à Mulher Zuzu Angel (CEOM)

A Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de São Gonçalo realizou a palestra “Gênero e Racismo”, no Centro Especializado de Orientação à Mulher Zuzu Angel (CEOM), em Neves, nesta quarta-feira (27). 

O evento foi criado com o objetivo de sensibilizar os participantes sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher, abordando as questões de gênero sob a perspectiva racial, além de divulgar os mecanismos legais e a rede de enfrentamento existente no município.

“Falar sobre as relações de violência doméstica, desigualdade de gênero e racial é de extrema importância porque, enquanto pensamentos machistas, raciais e preconceituosos contra a pessoa humana existirem, nossa voz tem que fazer eco nessa luta. Temos que dialogar e discutir essas questões que permeiam nosso cotidiano”, destacou a subsecretária Ana Cristina da Silva.  

A palestra foi ministrada pela professora doutora em História Social, Marilda Flores, e contou com a participação das usuárias atendidas no Ceom.

“É importante que a mulher entenda as questões de gênero e de raça perante a sociedade. Realizar essa palestra num local onde são atendidas mulheres vítimas de violência é ainda mais potente. Índices mostram que as mulheres negras são as que mais sofrem violência no país. A violência doméstica no Brasil tem cor. É preciso que essas mulheres saibam que podem contar com auxílio público para sair desse ciclo de violência”, destacou a palestrante. 

O CEOM – que fica na Rua Camilo Fernandes Moreira, s/n, em Neves – atende a mulheres vítimas de violência através de demanda espontânea e, conforme a necessidade de cada caso, realiza encaminhamentos para atendimento psicológico ou Assistência Social. Também recebe mulheres vítimas de violência encaminhadas por delegacias, ONGs, CRAS, CREAS e Sala Lilás. O espaço conta com salas reservadas para o atendimento e escuta, com todo sigilo e atenção que as usuárias necessitam.

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content