Início > Assistência Social > CEOM é referência em São Gonçalo no atendimento a mulheres

CEOM é referência em São Gonçalo no atendimento a mulheres

Publicado em:  21/04/2024

Vítimas de violência recebem acolhimento e orientações

Pioneiro no Estado do Rio de Janeiro no que se refere ao atendimento especializado de atendimento à mulher, o Centro Especial de Orientação à Mulher (CEOM) Zuzu Angel realizou quase 600 acolhimentos apenas no primeiro trimestre deste ano. Há 26 anos em atuação, o equipamento, vinculado à Subsecretaria de Políticas Públicas para a Mulheres, é referência no atendimento humanizado antes mesmo da criação da Lei Maria da Penha, que completa 18 anos em agosto de 2024.

“O Ceom Zuzu Angel é um equipamento de extrema importância da nossa cidade, pois é a porta de entrada dos serviços a mulheres vítimas de violência. Atualmente, o espaço encontra-se totalmente revitalizado. Sabemos o quanto é importante ter um espaço acolhedor para atender às mulheres que já chegam fragilizadas e na busca de um bom atendimento. A partir do momento em que ela é acolhida num espaço com dignidade, ela se sente mais confiante”, declarou a subsecretária Ana Cristina da Silva.

O Ceom é formado por uma equipe multidisciplinar com psicólogas, assistentes sociais, assessoria jurídica e Guarda Municipal, que formam uma rede de apoio e acolhimento às mulheres que chegam ao local. São atendidas mulheres vítimas de violência através de demanda espontânea e através de encaminhamentos da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), Sala Lilás, organizações não governamentais (ONGs), CRAS e CREAS.

Em 2022, o Ceom passou por uma reforma para proporcionar um ambiente de atendimento mais acolhedor para receber mulheres vítimas de violência, além de oferecer um ambiente agradável e funcional aos servidores que ali atuam. A reforma foi projetada pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais e integra a meta 27 do Plano Estratégico Novos Rumos, no eixo “Cidade Justa e Inclusiva”, para promover ações de inclusão à população em situação de vulnerabilidade social, ampliando e reformando equipamentos próprios da Secretaria de Assistência Social.

O Ceom fica na Rua Camilo Fernandes Moreira, s/n, no bairro Neves. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.

Foto: Fabio Guimarães