Início > Saúde > São Gonçalo promove debate sobre aleitamento materno

São Gonçalo promove debate sobre aleitamento materno

Publicado em:  10/08/2021

Atividade integra comemorações pelo Agosto Dourado

Em comemoração ao Agosto Dourado, mês de conscientização, proteção e apoio ao aleitamento materno, a Secretaria de Saúde de São Gonçalo realizou nesta terça-feira (10),  através do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno, uma palestra na Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo, com intuito de orientar as mães lactantes e gestantes sobre os benefícios da amamentação, além de fornecer apoio e suporte emocional neste período.

Com o tema “Amamentação é uma responsabilidade de todos”, a nutricionista e coordenadora do Programa de Aleitamento da subsecretaria de Atenção Básica, Dra. Aline Aguiar, relatou a importância de acolher e incentivar a população.

“A comemoração da Semana Mundial do Aleitamento Materno é fundamental para essas crianças que são os adultos de amanhã. Estamos abordando um tema que está sendo trabalhado mundialmente, que é tirar esse peso da mãe, como se só ela fosse responsável por amamentar.  O trabalho multidisciplinar realizado pelo Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno é muito bacana por contar com o apoio de nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e a assistente social. É um apoio, um incentivo e um acolhimento que essa mãe precisa para dar andamento ao aleitamento, que a gente sabe que não é fácil, mas possível se ela tiver ajuda de todos”, disse a nutricionista e coordenadora do Programa de Aleitamento da subsecretaria de Atenção Básica, Dra. Aline Aguiar.

As mães são asseguradas pela Lei 11.265/2006 que corresponde à regulamentação de  promoções comerciais e a rotulagem de alimentos e produtos destinados a recém-nascidos e crianças de até três anos de idade, como leites, papinhas, chupetas e mamadeiras. O objetivo da NBCAL é assegurar o uso apropriado desses produtos de forma que não haja interferência na prática do aleitamento materno. O aleitamento faz parte do início do pré-natal até o nascimento do bebê.

“Com a prevalência do aleitamento materno aumentando essas mães adoecem menos. A criança fica mais nutrida e, automaticamente, o risco de infecção e de problemas respiratórios é menor. Então essa criança demanda menos para a unidade.  O aleitamento é a primeira vacina, então ela já está imunizada e cresce evitando, no futuro, diabetes, hipertensão e doenças que hoje sabemos que, através do leite materno, podem ser inibidas”, acrescentou a nutricionista.

Para Raquel Vieira, enfermeira responsável pela triagem neonatal do município de São Gonçalo, o programa auxilia também no teste do pezinho, exame que serve para determinar se a criança nasceu saudável, detectando se há alguma doença que possa prejudicar o seu desenvolvimento.

“É a primeira vez que eu participo do projeto. A triagem neonatal consegue ajudar melhor as gestantes mais orientadas, porque a maioria dos enfermeiros não passa as orientações devidas e elas acabam indo coletar o teste do pezinho tardiamente, com um ou dois meses de vida, fazendo com que algumas doenças não sejam detectadas. E, na triagem neonatal, a gente orienta que a gestante leve o bebê do terceiro ao quinto dia de vida para coletar o sangue e ter esse diagnósticos”, comentou Raquel Vieira.

– Outros eventos: No dia 13, a Clínica Municipal Gonçalense, no bairro Mutondo, também irá realizar atividades voltadas para o aleitamento, a partir das 9h. Dia 15 é a vez do Polo Sanitário Rio do Ouro, às 8h30; dia 20, na USF Coelho, à partir das 13h. No Polo Hélio Cruz, no bairro Alcântara, durante todos os dias estão sendo realizadas palestras e rodas de conversa junto às famílias com temas variados.

Doação: O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Todos os anos aproximadamente 150 mil litros de leite materno humano são coletados, processados e distribuídos aos recém-nascidos de baixo peso que estão internados em unidades neonatais de todo o Brasil.

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo possui uma parceria com o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), de Niterói, e para aquelas que desejam doar leite materno disponibiliza o telefone 2629-9234 para solicitar a doação. Uma equipe vai até a casa da doadora, informa todo o processo de esterilização e coleta.

Foto: Ascom