Início > Saúde > Operação Saúde para os pescadores de São Gonçalo

Operação Saúde para os pescadores de São Gonçalo

Publicado em:  24/04/2024

Moradores do Gradim são beneficiados com vários exames gratuitos

A Colônia dos Pescadores do Gradim recebeu a Operação Saúde nesta quarta-feira (24). A ação levou serviços de saúde para os pescadores, suas famílias e moradores do bairro. A Operação Saúde é realizada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo. Além dos serviços, os usuários puderam conhecer os programas do Departamento de Programas (Depro).

Logo na primeira hora, uma pescadora e uma auxiliar administrativa da Colônia de Pescadores tiveram que ser levadas para o Pronto Socorro Central (PSC), no Zé Garoto. A primeira estava com o nível de açúcar no sangue alto (glicose) e a segunda com pressão alta. Maria de Fátima Arão de Oliveira, de 51 anos, já sabia que era diabética, mas estava sem tomar a sua medicação há uma semana.

O primeiro serviço que ela foi conferir na Operação Saúde foi a medição da glicose, mas pretendia aproveitar todos os outros antes de ser levada para o PSC, mas não deu tempo. “Eu preciso desses atendimentos. Não tenho tempo para marcar médico por conta do trabalho e vou aproveitar tudo que tiver aqui hoje. Já descobri que minha glicose está alta”, contou Maria de Fátima, minutos antes de ser levada para o hospital.

O mesmo aconteceu com Maria Aparecida dos Santos Oliveira, de 66 anos. Ela contou que é diabética, mas nunca teve problemas com a pressão arterial. “Eu estava me sentindo estranha desde domingo. E hoje piorou. Quando mediram a minha pressão, confirmaram que ela estava alta. Ainda bem que teve essa Operação Saúde aqui hoje”, disse Maria Aparecida, que também foi levada para o PSC.

A Operação Saúde oferece serviços de saúde como aferição de pressão, glicose, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs): sífilis, Aids e hepatites e de PSA – exame de sangue que pode mostrar se o homem está com alguma doença na próstata, além da vacinação contra a gripe. As pessoas com resultados positivos nos exames são encaminhadas para tratamentos nas unidades de saúde.

Na primeira edição da Operação Saúde para os pescadores, que aconteceu na Praia das Pedrinhas, em Boa Vista, há 1 ano e seis meses, Rubens da Fonseca Vianna descobriu que estava com hepatite e cirrose hepática. Nesta quarta-feira (24), ele voltou à nova edição da Operação Saúde para tomar a vacina contra a gripe e incentivar os outros pescadores a realizar todos os serviços disponíveis.

“Na primeira, descobri a hepatite e a cirrose e fui encaminhado para os tratamentos necessários e hoje, estou curado. Voltei para incentivar a todos a usarem os serviços. Se não fosse essa Operação, eu não sei o que seria de mim hoje. Parei com tudo e, em breve, estarei de volta ao grupo para trabalhar”, contou Rubens.

A Operação Saúde acontece em vários bairros da cidade. Na última semana, os trabalhadores de um estaleiro receberam a ação. No local, foram realizados 478 atendimentos.

Foto: Julio Diniz