Início > Saúde > São Gonçalo investe em residências terapêuticas

São Gonçalo investe em residências terapêuticas

Compartilhe isso:


Publicado em:  10/08/2022

Unidades dão mais dignidade e apoio a pacientes da saúde mental

 Um espaço de convivência para aqueles que não têm mais contato com suas famílias e precisam de um lar para morar e continuar vivendo em sociedade. Assim é a residência terapêutica (RT), local que abriga até dez moradores que saíram da Clínica Nossa Senhora das Vitórias após histórico de longas internações. 

São Gonçalo tem 10 residências terapêuticas espalhadas pelos bairros da cidade, duas em construção em Vista Alegre e outras dez em processo de compra. O objetivo é desinstitucionalizar todos os 106 pacientes da saúde mental que ainda estão na Clínica Nossa Senhora das Vitórias, que será desativada.  

Ao todo, as 10 Rts abrigam 89 pessoas. As unidades têm entre 6 e 10 moradores e contam com a supervisão de cuidadores durante 24 horas, coordenador e acompanhante terapêutico. Mesmo livres – os moradores têm livre acesso à rua e podem usar os seus benefícios (BPC, pensão e/ou “De Volta para Casa” do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)) com as suas prioridades – eles podem ter o acompanhante para fazer compras, ir à farmácia ou ao banco, por exemplo, se assim desejarem.

Funcionando como uma casa, os cuidadores também têm a missão de manter a casa limpa e organizada. “A responsabilidade da cozinha é por conta dos profissionais que administram o local, assim como a lavagem das roupas. O município envia a alimentação, insumos e medicamentos necessários semanalmente. Também paga as contas da casa. Os moradores podem usar os seus benefícios como quiserem”, explicou o coordenador de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Edmilson Pereira.

Os assistidos são cadastrados em um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), onde também são acompanhados por psicólogos e psiquiatras em consultas mensais. E, quando necessitam de outra especialidade médica, também são levados pelos cuidadores para as unidades de saúde mais próximas.  

“É uma outra realidade para os pacientes com transtornos mentais. As RTs são casas para aqueles que não têm como voltar para as suas famílias. Eles têm acompanhamento médico e supervisão diária de uma técnica de enfermagem. Damos mais dignidade às pessoas com algum comprometimento mental. Eles têm o seu dinheiro e liberdade para fazer as suas escolhas”, finalizou Edmilson. 

Encerramento de atividades – O processo de desinstitucionalização da Clínica Nossa Senhora das Vitórias está em andamento. Há uma equipe de intervenção que atua no atendimento e cuidados dos 106 pacientes que ainda estão na unidade de longa permanência (11 são de outras cidades, que retornarão para os municípios de origem). 

A equipe multidisciplinar elabora o projeto terapêutico que conduzirá o processo de alta com emissão de documentos necessários para o recebimento dos benefícios pertinentes a estes usuários, preparando-os para uma saída com autonomia de gerir suas vidas extra hospitalar. Após a realização desse processo, as atividades na clínica serão encerradas definitivamente.

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content