Início > Assistência Social > São Gonçalo investe em inclusão de deficientes em projetos

São Gonçalo investe em inclusão de deficientes em projetos

Compartilhe isso:


Publicado em:  23/05/2022

Intérprete de Libras auxilia aluno na Padaria Escola

A mais recente turma do curso de panificação da Padaria Escola conta com um novo integrante para lá de especial. O deficiente auditivo Diego Ribeiro, de 35 anos, agora integra a classe para novos padeiros. 

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, através da Subsecretaria de Proteção Social Básica, em parceria com o Programa Nacional de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), do Governo Federal.

Diego soube da capacitação através de uma intérprete que o auxilia em uma igreja da comunidade e logo procurou os profissionais do Cras de Vista Alegre, onde acontecem as aulas, e manifestou seu interesse em participar da turma. 

Com auxílio do Acessuas Trabalho, que atua com a inclusão dos usuários em situação de vulnerabilidade ou risco social ao mundo do trabalho, através da formação profissional, Diego já participa das aulas práticas do projeto. Durante as aulas, ele é auxiliado pela intérprete de Libras, Lais Carvalho. 

“Estou adorando as aulas e já consigo praticar algumas receitas em casa para a minha família. Venho motivado para as aulas e pretendo no final do curso entrar no mercado de trabalho”, disse Diego, interpretado por Lais.  

A pedido do prefeito Capitão Nelson, o Padaria Escola foi reformulado – após ficar oito anos sem atividades – com o objetivo de minimizar os impactos socioeconômicos enfrentados por São Gonçalo durante o período pandêmico. Oito turmas já foram formadas desde a implementação desse novo formato do projeto. 

“É de suma importância promover a inclusão em todos os projetos que acontecem no município e não seria diferente no Padaria Escola. A turma acolheu muito bem o Diego e espero que outras pessoas que tenham deficiência também se interessem e possam vir integrar nossa turma pois garanto que vamos recebê-los com assistência e muito carinho”, afirmou o professor Cláudio Márcio Marinho.

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content