Início > Guarda Municipal > São Gonçalo aumenta efetivo da Guarda Municipal

São Gonçalo aumenta efetivo da Guarda Municipal

Publicado em:  03/08/2023

Quarenta aprovados em processo seletivo começam a ser nomeados

Quarenta aprovados do último concurso da Guarda Municipal de São Gonçalo irão iniciar, nas próximas semanas, o curso de formação da corporação, que tem previsão de três meses de duração entre aulas teóricas, práticas e estágio. As aulas terão início no dia 4 de setembro, após a nomeação dos novos servidores.

Os aprovados fizeram concurso para a carreira de Guarda Municipal Nível II e irão realizar o curso no Centro de Formação e Instrução da Guarda Municipal de São Gonçalo (CFIGMSG), conforme previsto no Decreto Municipal nº 198/2019, na sede da Guarda Municipal de São Gonçalo.

Entre as disciplinas que serão ministradas no curso estão: O papel dos Guardas Municipais, Atividades Sociopedagógicas da Guarda Municipal de Caráter Preventivo (na comunidade escolar e entorno), Preservação Ambiental, Violência e (in) Segurança Pública, Concepção de Guarda Comunitária, Policiamento Comunitário, Políticas de Segurança Pública, Uso Legal e Progressivo da Força e Defesa Pessoal.

Os instrutores serão preferencialmente servidores da própria instituição. Também serão convidados servidores de outras secretarias municipais e estaduais, todos habilitados e capacitados para ministrar as aulas com os temas pertinentes à Matriz Curricular Nacional de Guardas Municipais, tendo a carga horária de oito horas diárias, pelo período de aproximadamente três meses de capacitação.

A corporação, que comemorou 85 anos de existência, tem importante atuação no município, tanto em ações integradas de trânsito e fiscalizações viárias quanto na proteção ao patrimônio público. O quantitativo de guardas convocados é o total previsto no Edital nº 003, de 19 de maio de 2020, elaborado na gestão anterior.

Investimentos – Recentemente, no mês de abril, a Guarda Municipal passou por modernização da frota, com a chegada de 11 novas viaturas para patrulhamento da cidade. A aquisição dos novos veículos foi possível através de convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, firmado em janeiro do ano passado.

Por meio do convênio, o município adquiriu 11 viaturas. Foram aplicados R$ 1.233.870,00 (um milhão duzentos e trinta três mil e oitocentos e setenta reais) na compra dos novos veículos, com investimentos de R$ 233.870,00 pelo município e R$ R$ 1 milhão destinado para São Gonçalo através de emenda parlamentar do senador Flávio Bolsonaro.

Atribuições da Guarda – Compete à Guarda Municipal de São Gonçalo, dentre outras atribuições, zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos; prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais; atuar, preventiva e permanentemente, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais.

Os guardas também colaboram, de forma integrada, com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam para a paz social, pacificação de conflitos que seus integrantes presenciarem, atentando para o respeito aos direitos fundamentais das pessoas.

Em São Gonçalo, os guardas municipais exercem as competências de trânsito, caso sejam atribuídas pela Secretaria de Transportes. A corporação também atua em ações educativas e preventivas.