Início > Saúde > Registro de diagnósticos de Aids aumenta 62% em São Gonçalo

Registro de diagnósticos de Aids aumenta 62% em São Gonçalo

Publicado em:  15/02/2017

A manhã desta terça-feira (14) foi de campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), na Clínica Municipal Gonçalense do bairro Mutondo. Os organizadores realizaram uma palestra educativa, prestaram orientações, realização de teste rápido para Aids, Hepatite e Sífilis, além de distribuição de preservativos. A campanha acontece até a próxima sexta-feira (17) e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da utilização de preservativos, principalmente durante o período de carnaval.

“A prevenção contra a Aids e outras DSTs começa com a consciência a gravidade dessas doenças, nas quais a pessoa corre o risco de ser contaminada e de contaminar alguém. Por isso é tão importante se prevenir”, ressalta o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

Somente de janeiro a novembro de 2016, 486 pessoas foram diagnosticadas com Aids em São Gonçalo, número 62% maior que em 2015, quando foram diagnosticados 300 casos da doença.

A palestra foi realizada pelo médico Fernando Marques, que explicou sobre a importância da prevenção em homens e mulheres. “A atenção básica é a porta de entrada dos serviços de promoção à saúde. Precisamos divulgar as informações necessárias de um problema que é de saúde pública e não escolhe classe social”, explica Maria Auxiliadora Rodrigues, subsecretária municipal de Atenção Básica.

O processo de realização do teste-rápido dura 20 minutos e é dividido em três etapas. O paciente passa pelo aconselhamento pré-teste com atendimento de avaliação de risco, seguido da coleta de sangue e entrega do resultado, feita pela assistente social. Após a detecção da doença, o paciente é encaminhado para tratamento ambulatorial com hepatologista e infectologista, no Pam Alcântara ou na Clínica Gonçalense do Barro Vermelho.

São Gonçalo conta com 2.200 pacientes em tratamento para HIV nas unidades referências, onde os pacientes podem contar com os serviços de infectologista, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiras, farmacêutica, nutricionista, técnicos de enfermagem e de laboratório, além do aconselhamento e centro de testagem onde a população poderá realizar testes de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Os pacientes portadores de HIV/Aids, devidamente cadastrados e em tratamento no Programa de DST/Aids e Hepatites Virais, contam com atendimento ambulatorial em duas unidades de saúde municipais: Clínica Gonçalense do Barro Vermelho e Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Oliveira