Início > Educação > Projeto Escola Cidadã traz desenho animado e palestra para ensinar as leis de trânsito

Projeto Escola Cidadã traz desenho animado e palestra para ensinar as leis de trânsito

Compartilhe isso:


Publicado em:  24/09/2021

Revista educativa incentiva a cidadania em São Gonçalo

Trazendo as leis de trânsito de forma divertida e descontraída para a sala de aula, aconteceu, na última quinta-feira (23), o Projeto Escola Cidadã, com uma palestra educativa no Colégio Municipal Presidente Castello Branco, no Boaçu. O evento foi o primeiro depois do lançamento da revista “Brincando e Aprendendo sobre o Trânsito” e contou com a participação de turmas do primeiro ao quinto ano, respeitando o distanciamento social.

Ministrada pela pedagoga responsável pelo Departamento de Educação no Trânsito, Kiyomi Castro, e pelo professor e fiscal de trânsito Júlio César Alves, a proposta da palestra foi ensinar por meio de desenhos animados e bate-papo, estimulando o pensamento crítico dos alunos e mostrando as leis e infrações de trânsito de forma leve. A revista foi distribuída como uma forma de continuar o trabalho de forma lúdica, para que as crianças possam aprender brincando.

“A partir desses pequenos filmes, nós discutimos as atitudes dos personagens, trabalhando a legislação a partir dos desenhos animados. Isso leva a refletir sobre as atitudes adequadas e inadequadas no trânsito. A educação no trânsito é essencial quando a gente trata de evitar acidentes. Um grande número desses acidentes ocorre devido à imprudência ou desconhecimento das leis, então, educar as crianças nessa área é fundamental. A revista veio como uma continuação do trabalho, para fixar o conhecimento”, afirma Kiyomi Castro.

Nos vídeos, os desenhos animados falaram da importância das placas, dos semáforos, do cinto de segurança, de atravessar na faixa de pedestre e alertaram para a segurança no transporte escolar. Além disso, também conscientizaram sobre o perigo de jogar objetos pela janela dos veículos, a relação do álcool com os acidentes de trânsito e o uso inadequado do celular.

“As crianças, recebendo a Educação no Trânsito, não somente terão uma probabilidade menor de sofrer algum tipo de acidente, elas estarão mais atentas a determinadas questões e se tornarão adultos responsáveis e com o conhecimento da lei. Eu acredito que elas serão motoristas, pedestres, ciclistas e passageiros mais conscientes e cautelosos. Com a educação no trânsito desde pequenos na escola, a gente acaba criando uma cultura de paz, com ética e cidadania para que eles percebam o bom uso do espaço público”, explica Kiyomi Castro.

Para a diretora, Gisele Ribas, a educação é a base, então, nada melhor do que começar esse projeto com os alunos menores, pois eles serão os reprodutores dessas informações em casa. Ela ressaltou que quando é falado sobre educação e trânsito, não é apenas sobre o motorista, mas também sobre o pedestre e o ciclista. Ela destacou que o trânsito é o envolvimento de questões como respeito, solidariedade, educação e empatia.

Autor: Ascom
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content