Início > Educação > Prevenção à violência na primeira infância

Prevenção à violência na primeira infância

Publicado em:  28/05/2022

Unidades da rede municipal de ensino serão beneficiadas

O projeto Tecendo Redes na Primeira Infância firmou, nesta semana, uma parceria com a Secretaria de Educação de São Gonçalo. Nos próximos meses, será ministrada a Oficina de Prevenção às Violências e Promoção dos Direitos Infantis com cinco encontros para os orientadores educacionais que atuam com a primeira Infância – que compreende de 0 a 6 anos – com inscrição online pelo link https://forms.gle/9e1WtCA2mnQnKKtr7 .

As vagas são limitadas para 53 orientadores educacionais das escolas municipais e 22 orientadores educacionais das creches conveniadas e o primeiro encontro será no dia 22 de junho. Após o curso, a equipe do projeto fará um trabalho em cinco unidades escolares realizando ações de prevenção junto à comunidade escolar.

Além disso, as unidades poderão encaminhar famílias para o Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente (NACA) e Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima de Violência Doméstica e Sexual (NEACA), equipamentos do Movimento de Mulheres que atuam no atendimento às vítimas de abuso a sexual.

“A parceria é muito importante para que os orientadores educacionais da nossa rede consigam detectar e prevenir com agilidade qualquer sinal de violência. Com essa integração, conseguiremos proteger os nossos alunos de 0 a 6 anos de forma assertiva e orientar os responsáveis”, afirma o secretário de Educação, Maurício Nascimento.

Projeto Tecendo Redes na Primeira Infância

Atuando nas políticas de proteção social e defesa de garantia dos direitos infantis em São Gonçalo e Itaboraí, o projeto é desenvolvido pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo, em parceria com a Petrobras. Ele promove o acompanhamento especializado interdisciplinar para minimizar os impactos de violências domésticas (físicas, psicológicas e/ou sexuais) sofridas pelas crianças de 0 a 6 anos.

Foto: Renan Otto