Início > Guarda Municipal > Guardas Municipais são capacitados para combater incêndios na mata

Guardas Municipais são capacitados para combater incêndios na mata

Compartilhe isso:


Publicado em:  22/05/2024

Ação da Seop, Meio Ambiente e Defesa Civil, realiza curso com carga horária de 24 horas

A Secretaria de Ordem Pública, através da Guarda Municipal de São Gonçalo, iniciou nesta quarta-feira (22) o Estágio Básico de Prevenção e Combate a Incêndio em Vegetação, realizado com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Subsecretaria de Defesa Civil.

Nesta quarta-feira (22), foram ministradas aulas teóricas durante todo o dia para os guardas do Grupamento de Defesa e Preservação Ambiental (GPAm), com disciplinas essenciais para que os agentes possam atuar em casos emergenciais, como noções gerais sobre Meio Ambiente, noções gerais sobre meteorologia, fauna e flora gonçalense, prevenção e combate a incêndio , noções de fogo em vegetação, reconhecimento e uso dos materiais e equipamento e evolução de incêndio em vegetação. A etapa teórica foi realizada na Área de Proteção Ambiental das Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula.

A realização do curso é fundamental, porque muitas vezes os agentes são os primeiros a terem contato com as chamas, já que atuam nas unidades de conservação da natureza em São Gonçalo.

“É com grande satisfação que iniciamos hoje o estágio básico de prevenção e combate a incêndio e vegetação, direcionado aos dedicados agentes do GPAm. A capacitação é fundamental para a preservação do nosso patrimônio natural e para a segurança das comunidades locais. Os equipamentos utilizados nas aulas práticas, fornecidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, são essenciais para o treinamento eficaz e a preparação adequada dos participantes. Estamos confiantes de que esse curso contribuirá significativamente para a prevenção de incêndios e a proteção das nossas áreas verdes.” disse Carlos Afonso, secretário municipal de Meio Ambiente.

Nas aulas de prevenção e combate a incêndio e noções de fogo em vegetação, os guardas foram capacitados para compreender sobre princípios de incêndio, sobre classes de incêndio, como combater corretamente cada classe de incêndio e qual agente extintor que deve ser usado em cada classe de incêndio. A segunda parte da instrução foi compreender quais as ferramentas a serem usadas em incêndios florestais, como usar e transportar as ferramentas, direções do incêndio e identificar para onde ele está se propagando.

O subsecretário de Defesa Civil, Major Felipe Assunção, ministrou as aulas de reconhecimento e uso dos materiais e equipamentos e também de evolução e incêndio em vegetação.

O curso tem uma carga horária de 24 horas. Nesta quinta-feira (23), os guardas do Gpam terão aulas práticas de combate a incêndio na Área de Proteção Ambiental (Apa) do Engenho Pequeno.

Autor: Ascom
Foto: Júlio Diniz
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content