Início > Guarda Municipal > Guarda Municipal de São Gonçalo completa 85 anos

Guarda Municipal de São Gonçalo completa 85 anos

Publicado em:  03/08/2023

Agentes recebem homenagem em cerimônia no Teatro Municipal

A Guarda Municipal de São Gonçalo chegou aos 85 anos de história na cidade, com uma manhã de homenagens no Teatro Municipal. Além de destacar a atuação dos agentes, o prefeito Capitão Nelson reforçou a importância da corporação e anunciou a nomeação de 40 concursados para reforçar o efetivo. Criada em 1938, hoje a Guarda conta com 294 agentes para zelar e proteger os espaços municipais.

O prefeito Capitão Nelson agradeceu o empenho de toda a equipe para conseguir modernizar a Guarda Municipal.

“Quero parabenizar a todos pelo excelente trabalho. A Guarda não era respeitada no município. Nós trabalhamos muito desde o início do governo para modernizar, equipar e dar melhores condições de trabalho”, destacou.

Capitão Nelson citou, ainda, a aquisição de novas viaturas e a preparação para efetivar o armamento da corporação.

“O armamento da Guarda é uma das metas previstas no Plano Estratégico Novos Rumos e estamos trabalhando para a aquisição das armas. Antes, os agentes farão um curso preparatório. Além disso, teremos mais 40 agentes nas ruas, em breve”, afirmou.

Quarenta aprovados no concurso para a corporação foram convocados e já estão sendo nomeados para iniciar, ainda esse mês, o curso básico.

O comandante da Guarda, Ewerton Mendes, ressaltou a importância de um trabalho integrado entre todos os setores.

“A Guarda está na rua para atender a população e também para fazer a fiscalização do trânsito. É gratificante ver o nosso trabalho sendo reconhecido pelos gonçalenses. Nós somos um barco, precisamos remar na mesma direção. Todos estamos trabalhando alinhados, sob o comando da Secretaria de Ordem Pública, em integração com as demais secretarias, colaborando para uma cidade melhor, mais ordenada e segura”, disse.

Durante a cerimônia, vários agentes foram homenageados, com destaque para o guarda mais antigo da corporação, Ocimar Leandro Nascimento. Várias autoridades, entre secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil, também receberam homenagens pelo trabalho realizado em São Gonçalo.

Estiveram presentes o vice-prefeito Sérgio Gevú, o presidente da Câmara de Vereadores, Lecinho Breda; o secretário de Ordem Pública, major Márcio Ribeiro; as delegadas da Delegacia de Atendimento à Mulher, Katherine Guedes e Débora Rodrigues; o capitão de Corveta Marcos Assunção; a presidente da 8ª Subseção da OAB São Gonçalo, Andreia Pereira; o comandante do 7º BPM, tenente coronel Gilbert dos Santos, além de vários vereadores e secretários municipais.