Início > Desenvolvimento Urbano > Galerias para macrodrenagem no Porto do Rosa são instaladas

Galerias para macrodrenagem no Porto do Rosa são instaladas

Publicado em:  11/04/2024

Obras de infraestrutura incluem os bairros do Mutuá e Mutuaguaçu

As obras nas 14 ruas dos bairros do Mutuá, Mutuaguaçu e Porto do Rosa seguem a todo vapor. Nesta quinta-feira (11), está sendo instalado, na rua Guimarães Passos, um sistema de drenagem e macrodrenagem com galerias para conter os alagamentos da área. Com isso, as águas que antes alagavam a região passarão a ser direcionadas para um canal. De lá, as águas irão desembocar na Baía de Guanabara, minimizando os alagamentos crônicos nos bairros.

O pacote de obras inclui macro e microdrenagem de águas pluviais, pavimentação, meios-fios, passeios e sinalização viária horizontal e vertical em 14 ruas dos bairros. Ao todo, os logradouros que receberão as intervenções são Avenida Paula Lemos (parte), e ruas General Canrobert, Professor Altivo (parte), Padre Nicolau Luís, Libório Viana, Álvaro Costa, David Alves, Ismael Passos, Custódio Duarte, Capitão Crisanto Bastos, Ricardo Jorge, Guimarães Passos, Diogo Pereira e uma via sem nome.

As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Gonçalo, responsável pela obra, já instalaram manilhas para drenagem em algumas dessas ruas, outras ainda estão passando pelo procedimento.

O objetivo do projeto é garantir melhorias na qualidade de vida, acessibilidade, condições de higiene e segurança para a toda a região. Com um investimento de R$ 38 milhões, os trabalhos irão englobar mais de 3,8 quilômetros de extensão. O prazo de duração das obras é de 12 meses.

As novas obras irão beneficiar mais de 10 mil gonçalenses, entre pessoas que circulam pela região e moradores. Neste último grupo, está a gonçalense Jandeina da Silva, de 51 anos. Ela mora no Porto do Rosa desde que tinha 5 anos e já passou por diversos problemas com enchentes no local.

“Eu já vi tentarem resolver esse problema com obras aqui, mas isso há mais de 25 anos, e não conseguiram. Eu já sofri muito com as enchentes aqui. Entrava muita água na minha casa e o nível da água já chegou até a minha cintura. Por isso, eu fiz uma obra aqui e coloquei minha casa no alto. Acho que se a obra for como estão prometendo, vai ser ótimo! Tem muita gente que sofre com os alagamentos aqui”, contou.

A intervenção integra o eixo Cidade Bem Cuidada e Organizada do Plano Estratégico Novos Rumos, elaborado pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), para definir as prioridades para a utilização dos recursos oriundos do leilão de concessão dos serviços da Cedae e de emendas parlamentares.

Foto: Julio Diniz