Início > Meio Ambiente > Feira de adoção de animais agita o fim de semana em São Gonçalo

Feira de adoção de animais agita o fim de semana em São Gonçalo

Publicado em:  29/06/2017

Você tem mais de 18 anos e está a procura de um amigo de quatro patas? A oportunidade está bem perto. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através da Coordenadoria de Proteção Animal, estará com cerca de 80 gatos e cães a espera de um novo lar no próximo domingo (2/7), das 11h às 16h, no Shopping Partage, no Centro. Na manhã desta quinta-feira (29/6), protetores de animais, estudantes universitários de Medicina Veterinária e Biologia, médicos veterinários e pessoas interessadas pelo assunto participaram de uma roda de conversa no próprio shopping.

No dia 23/6, a Coordenadoria esteve no centro da cidade realizando panfletagem sobre a adoção responsável e sobre os maus tratos aos animais, que devem ser denunciados através do número 2199-6511. As ações fazem parte do Mês do Meio Ambiente, realizado em junho, marcado por diversas intervenções no município.

Para realizar a adoção responsável, o adotante precisa apresentar a carteira de identidade, o CPF e um comprovante de residência e após passar por uma entrevista com um protetor animal, que irá avaliar as condições do novo lar, o adotante poderá, na hora, levar seu novo amigo de quatro patas para casa.

A ação no Partage será exclusivamente de adoção e não serão aceitos animais para adoção no dia. Para isso, quem tiver interesse, poderá entrar em contato com a protetora animal Mônica Nunes, no telefone 21-99134-8619, do Projeto Leve um Anjo para Casa e buscar mais informações.

De acordo com Sérgio Fonseca, coordenador de Proteção Animal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a campanha de doação consciente será intensificada cada vez mais para que o índice de animais abandonados e mal tratados nas ruas diminua, sem necessidade de sacrificá-los ou levá-los para centros de acolhimento de animais, já em lotação máxima.

“Os animais resgatados ficam hospedados em casas de voluntários e lá são tratados com vacinas, remédios e os que já têm certa idade são castrados, por isso é importante termos cuidado avaliando os candidatos à adoção. O animal não pode ser levado para casa e ser descartado depois ou doado a uma outra pessoa. O adotante precisa ter ciência disso e cuidar bem para que a vida dos bichos, já tão castigados, seja mais alegre no novo lar”, conclui Sérgio, lembrando que configura crime de maus tratos abandonar, bater, matar, deixar o animal preso em corrente, sem água e comida, entre outras coisas, de acordo com a Lei 9605/98.

O Shopping Partage fica na Avenida Presidente Kennedy, 425, Centro, e a adoção será no espaço da 1ª Eco São Gonçalo, no segundo piso, próximo à loja Ri-Happy.

Roda de conversa

Foi realizada, na manhã desta quinta-feira (29/6), roda de conversa com protetores de animais, estudantes e diversos profissionais interessados e envolvidos no assunto. O evento abordou temas importantes, como a adoção de cães e gatos abandonados, os cuidados com os animais resgatados – como vacinas, exames e tratamentos de feridas – e doenças que podem ser passadas aos humanos.

De acordo com Sérgio Fonseca, promover políticas públicas para os animais é mais do que obrigação, é cidadania.

“Com políticas públicas conseguimos planejar as ações no município e a gestão atual tem promovido diversos debates referentes a este assunto. Retirar os animais das ruas e cuidar deles é uma das maiores preocupação que nós temos e, certamente, faremos diversas intervenções na cidade para que o abandono e maus tratos diminuam”, afirmou.

Na roda de conversa também foi falado sobre a castração destes animais como medida preventiva a fim de evitar a procriação desordenada e as chances dos animais serem adotados, pois muitos adotantes preferem um animal que já seja esterilizado.

Foto: Girley Oliveira