Início > Meio Ambiente > APA do Engenho Pequeno oferece trilhas e lazer para visitantes

APA do Engenho Pequeno oferece trilhas e lazer para visitantes

Publicado em:  18/04/2024

Área de Proteção em território de Mata Atlântica destaca-se como um dos mais belos da cidade

Belíssimas trilhas pela Mata Atlântica, com uma área verde ainda desconhecida até mesmo por muitos gonçalenses. A Área de Proteção Ambiental (APA) do Engenho Pequeno é o local certo para quem deseja explorar e ter contato direto com a natureza.

Roupas confortáveis, tênis ou botas com boa aderência ao solo irregular, água, repelente e fôlego são os itens indispensáveis para quem deseja conhecer o local pela primeira vez ou se aventurar em grupo em uma das mais belas áreas de conservação da natureza de São Gonçalo.

Os visitantes têm as seguintes opções de trilhas: Guanabara, Rala Bunda, Jesuíta, Pedra Santa e Pedra Casada. Cada uma com seu grau de dificuldade, mas todas elas igualmente marcantes para aqueles que as conhecem.

“A APA vem se renovando com o trabalho de preservação nos últimos anos, em especial o reflorestamento que vem sendo feito através do Programa Florestas do Amanhã, que tem grande parcela de contribuição para alcançarmos este patamar de área verde no Engenho Pequeno”, disse o secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso.

A trilha da Guanabara é a recomendação para aqueles que ainda não conhecem o local. Não é uma trilha com grau de dificuldade elevado, mas o seu final exige algum esforço e preparo dos visitantes, pois o terreno fica mais irregular e íngreme. Mas ao final da trilha todo o esforço é recompensado, com uma vista maravilhosa de São Gonçalo, a 170 metros de altitude, proporcionando um visual que chama atenção e também rende várias fotos. Do alto do mirante é possível ver inclusive o vulcão adormecido de São Gonçalo, que fica na região do Complexo do Salgueiro.

A beleza da APA do Engenho Pequeno deve-se em muitos aspectos ao zelo das equipes que atuam na preservação e proteção do local, com servidores da Secretaria de Meio Ambiente e do Grupamento de Defesa e Proteção Ambiental da Guarda Municipal (Gpam). O local também conta com trabalho de reflorestamento.

“Desde criança eu já andava por essas matas junto com a minha mãe. Muitas pessoas daqui de perto mesmo, moradoras do bairro, não conhecem a beleza desse lugar. Tem gente que faz trilhas por Niterói, Rio e outras cidades, mas quando vem aqui, acaba gostando”, disse Sérgio dos Santos, de 73 anos, que trabalha na APA do Engenho Pequeno desde a sua criação.

A APA do Engenho Pequeno também oferece opções para aqueles que buscam tranquilidade. Com um amplo espaço de convivência, possui um orquidário e parquinho com brinquedos para as crianças. O local é uma boa pedida para aqueles que gostam de compartilhar momentos em família, sendo excelente para piquenique e banhos de sol pela manhã, por ter uma grande área aberta em sua sede.

Educação ambiental para crianças da rede municipal de ensino

Através do programa “Estudo Vivo”, desenvolvido em parceria entre Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Educação, a APA do Engenho Pequeno recebe visita de alunos das unidades de ensino do município, proporcionando vivência e prática em relação ao que aprendem na sala de aula sobre o meio ambiente.

As crianças compreendem que integram esse meio ambiente, que muitas vezes é conhecido apenas por livros didáticos. A partir da vivência e do contato direto com a natureza, as lições de preservação conseguem ser assimiladas pelos alunos, que acabam tornando-se agentes disseminadores dos cuidados que devemos ter com a natureza.

Florestas do amanhã

A APA do Engenho Pequeno assim como outras unidades de conservação da natureza de São Gonçalo, integra o Programa Florestas do Amanhã, que tem objetivo de realizar plantio e acompanhamento de espécies de Mata Atlântica em 1 milhão de metros quadrados na cidade. Os plantios também são feitos na Fazenda Colubandê, Morro da Matriz, APA das Estâncias de Pendotiba e APA do Alto do Gaia.

O programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (Seas), que tem como objetivo reflorestar 1,1 mil hectares de Mata Atlântica, com o plantio de 2,5 milhões de mudas de espécies endêmicas do bioma em diversas unidades de conservação do território fluminense.

A Apa do Engenho Pequeno funciona diariamente, das 9h às 17h. As trilhas guiadas são gratuitas e podem ser agendadas através dos seguintes e-mails: areasverdes@pmsg.rj.gov.br ou meioambiente@pmsg.rj.gov.br.

Foto: Luiz Carvalho