Início > Educação > Educação e Saúde realizam realizam atividades na Creche Menino Jesus

Educação e Saúde realizam realizam atividades na Creche Menino Jesus

Compartilhe isso:


Publicado em:  25/04/2019

A UMEI Creche Menino Jesus, localizada no Boaçu, recebeu nesta quinta-feira (25) o evento “Nutrisus, Atan e Saúde na Escola”, que é um programa intersetorial das secretarias de Educação e de Saúde de São Gonçalo. Foram realizadas diversas atividades, como encenação teatral com a Chef Dirceperdice, reunião com os pais, antropometria (estudo das medidas e dimensões das diversas partes do corpo humano), consumo alimentar e o SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional). A atividade contou com a participação de estagiários de Nutrição da Faculdade Universo.

A unidade atende 191 crianças, que participaram com grande empolgação do esquete com a Chef Dirceperdice, que mostrou o que não fazer ao preparar a comida, principalmente evitar o desperdício. Em seguida o estagiário de Nutrição da Universo, Matheus de Castro, mostrou aos alunos, alimentos que podem ser consumidos com maior ou menor frequência. As estagiárias de Nutrição fizeram a pesagem e verificaram altura dos alunos.

Durante o evento foi destacado a importância do NutriSUS, que é uma estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó, que ajudam a potencializar o pleno desenvolvimento infantil e a prevenção e controle das deficiências de vitaminas e minerais, mediante o acréscimo direto de micronutrientes em pó aos alimentos que a criança com idade entre 6 meses até 3 anos e 11 meses irá consumir.

Os fatores que favorecem o uso do sachê de micronutrientes são inúmeros, como prevenir a deficiência de ferro e anemia, conter vitaminas e minerais para melhorar a qualidade nutricional dos alimentos, além de não alterar o sabor, a cor e o aroma dos alimentos, potencializando o pleno desenvolvimento da criança e principalmente reduzindo a mortalidade infantil.

Para Márcia Prata, coordenadora do NutriSUS, pela Secretaria Municipal de Saúde, “esta ferramenta é muito importante pois vai potencializar o pleno desenvolvimento das crianças e prevenir anemia. O sachê utilizado é composto de 15 micronutrientes entre ferro e vitaminas, que são de grande necessidade no organismo das crianças atendidas nas creches, devido a faixa etária que vai de 2 até 5 anos. O trabalho consiste também na orientação da educação alimentar e nutricional com os pais, estendendo para todas as creches. Realizamos atividades com os professores, que serão multiplicadores destas informações, a ideia é fortalecer sempre a importância de uma boa alimentação. O trabalho é feito em dois ciclos, no início do período escolar e ao término do ano letivo”, finalizou Márcia Prata.

Luciane Xavier, 38 anos, mãe da aluna Maria Clara de 4 anos, destaca a necessidade deste Programa na creche. “Muitos não têm uma alimentação adequada em casa ou por falta de recursos ou mesmo por falta de uma orientação nutricional, a escola vem a fazer esta função. Às vezes as crianças não querem comer uma alimentação saudável em casa pelo fato de ter outras opções, mas na escola a alimentação servida é a que todos deveríamos comer, pois faz bem à saúde, e a criança acaba sendo educada em sua alimentação”, declarou Luciane Xavier.

Autor: Ascom
Foto: Jonas Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content