Início > Educação > Centro de Inclusão Municipal

Centro de Inclusão Municipal

O CIM é um centro de inclusão popular, criado sob a ementa da Lei 103/2007 no Município de São Gonçalo, estado do Rio de Janeiro, em dezembro de 2007. O Centro de Inclusão Municipal Hellen Keller, integrado à Rede Municipal de ensino Público de São Gonçalo, está situado na Rua Lúcio Tomé Feteira, s/n, Vila Lage, São Gonçalo, Rio de Janeiro. Recebeu sede própria em 2015, na gestão anterior da atual diretora Ellem Coimbra com 26 salas para atendimentos, banheiros adaptados, rampas de acesso, entre outros. Ellem Coimbra teve a oportunidade de retornar à instituição nesta gestão a convite do prefeito Nelson Ruas e vice-prefeito Sergio Gevu.

Centro de Referência em Inclusão do Município, o Centro de Inclusão Municipal Hellen Keller oferece atendimento pedagógico especializado e humanizado a alunos da rede pública municipal de educação. Também assessora as escolas acerca do processo de inclusão e atendimento pedagógico do aluno com necessidades educacionais especiais, qualificando os docentes da rede pública para o desenvolvimento de ações pedagógicas condizentes com as necessidades dos alunos encaminhados.

A instituição atende cerca de 1.000 alunos desde a educação infantil. Para atender a esta demanda, o CIM conta com uma estrutura composta por uma equipe multidisciplinar de 68 profissionais, a saber: 1 diretor geral, 1 diretor adjunto, 1 secretário, 3 orientadores educacionais, 3 orientadores pedagógicos, 2 dirigentes de turno, diversos professores com habilitação em Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicomotricidade, Psicologia, Psicopedagogia, Serviço Social, Pedagogia, Atendimento Educacional Especializado – AEE, Educação Física, Arteterapia e Musicoterapia, além de Atendimento Domiciliar e Hospitalar – AED/H.

A unidade desenvolve um Programa que atende a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais – PAPNE, que independente da idade, escolaridade, participam da prática de atividade física regular adaptada, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida, levando-os ao verdadeiro exercício da cidadania, bem como o acesso a uma política pública de educação, cultura, esporte, lazer e inclusão social. Desenvolve, ainda, o CIM JOVEM com o intuito de ensinar para a vida e buscar fazer com que os alunos enfatizem suas habilidades através de atitudes e comportamentos. São jovens com necessidades especiais que, na maioria das vezes, estão afastados da escola e/ou atingiram a idade da educação de jovens e adultos. Através de atividades propostas, trabalhamos valores individuais e coletivos, visando à melhoria da qualidade de vida dessas pessoas com deficiência, na maioria das vezes, intelectual.

As oficinas disponíveis são: Psicomotricidade, Psicopedagogia, Integração Familiar, Esportiva, Letramento, Pedagógica, Linguagem, Convivência, Sala de Recursos Multifuncionais, Atendimento Domiciliar e Hospitalar, Corpo e Movimento, Arteterapia, Musicoterapia, Avaliação, Alocação, CIM Jovem, Letramento, Brinquedoteca.

Diretora Geral do Centro de Inclusão Municipal Helen Keller
Ellem de Souza Coimbra
Mestre e Doutora em Educação

Diretora Adjunta do Centro de Inclusão Municipal Helen Keller
Maria Roseli Vianna Pereira
Mestre em Educação

Atendimento: todos os dias das 8:00 às 17:00
Telefone: 2601-1154
Emails: cim4397@gmail.com

Compartilhe:

Skip to content