Início > Saúde > Condomínio com casos de dengue e zika é inspecionado

Condomínio com casos de dengue e zika é inspecionado

Compartilhe isso:


Publicado em:  16/02/2017

Um dia após ser publicada matéria por um jornal sobre o Condomínio Vista Alegre, em São Gonçalo, onde foram registrados 21 casos de dengue e zika, nas últimas semanas, agentes de endemias da Vigilância Ambiental visitaram o local na manhã desta quinta-feira(16). O objetivo da ação foi eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O carro fumacê realizou o trabalho de bloqueio na área e profissionais com máquinas costais de pulverização estenderam a ação às residências.

De acordo com os casos registrados, a maioria dos focos do mosquito se prolifera nas residências das pessoas. Para que os agentes de endemias da Vigilância Ambiental realizem o trabalho de combate ao mosquito, é necessário que a população receba as equipes, mas nem sempre isso acontece. Muitos moradores do local recusaram a entrada da equipe em suas casas, para revolta dos demais moradores.

“Tem que ser um trabalho em conjunto. Não adianta eu cuidar da minha casa se a minha vizinha não está nem ai para a dela. É um absurdo ela recusar a visita com a situação em que estamos passando aqui”, explica uma moradora que não quis se identificar.

A dona de casa Débora Moraes, 41 anos, era uma das mais preocupadas. Após o surto da doença na área, mandou as filhas, de oito e 16 anos, para casas de parentes. “Meu esposo apresentou os primeiros sintomas de zika há oito dias, já voltou a trabalhar porque não tem opção. Liguei para o jornal e fui na Ouvidoria da Saúde pedir ajuda. Graças a Deus fomos atendidos”, conta.

Segundo o secretário de Saúde, Dimas Gadelha, somente as atitudes cotidianas ligadas à conscientização da população irá interferir no ciclo de vida do mosquito.

“Os agentes orientam as pessoas e inspecionam a área, mas os moradores devem assumir a responsabilidade de manter o local bem cuidado, pois o mosquito se reproduz em apenas 10 dias. A vigilância constante é uma forma de reduzir a expansão dessas doenças e o prefeito José Luiz Nanci está nos cobrando ações dessa natureza em toda a cidade. Para isso, contamos com o apoio de todos”, comenta Dimas Gadelha.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Oliveira
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content