Início > Saúde > Começa a vacinação contra gripe em São Gonçalo

Começa a vacinação contra gripe em São Gonçalo

Publicado em:  26/03/2024

Secretaria de Saúde disponibiliza 54 pontos de atendimento

A Estratégia Nacional de Vacinação contra a Influenza 2024 começou movimentada em São Gonçalo nesta terça-feira (26). Os grupos prioritários procuraram as unidades de saúde para garantir a vacinação já no primeiro dia. Nesta quarta-feira (27), estão disponíveis 54 locais, das 8h às 17h, para a imunização, que segue até o dia 31 de maio.

Grávida de sete meses, a autônoma Micaela Nascimento Rodrigues, de 21 anos, foi até a Clínica Municipal Gonçalense do Colubandê para tomar a vacina dTpa, que previne difteria, tétano e coqueluche e é aplicada nas gestantes. Ela aproveitou que a vacina da gripe estava disponível e saiu da clínica imunizada.

“A vacinação é muito importante, ainda mais por conta da minha gestação. Preciso estar bem de saúde para cuidar do meu filho. Eu sempre coloco a minha saúde em primeiro lugar. E com o meu filho não será diferente. Todos que podem devem se vacinar para prevenir as doenças”, opinou Micaela.

O casal Teresinha Raposo Codeço, 62; e Pedro Paulo Codeço, 65, chegaram cedinho na expectativa da vacinação. “Eu acho muito importante a vacinação. Venho logo no primeiro dia para ficar livre da doença. Como diz o ditado: “É melhor prevenir do que remediar”. O meu marido veio fazer uma ultrassonografia e também já vai tomar a vacina”, disse Teresinha.

Para a auxiliar administrativa Djuliana da Cruz Silva, 27, a vacina é uma prioridade. Ela levou o filho João Guilherme da Cruz Pereira Silva, de 6 meses, para tomar as vacinas do calendário nacional de vacinação dos seis meses e da gripe.

“Vacina, para mim, é uma prioridade. Sou estudante da área da saúde e tenho uma avó paralítica por não tomar vacina. Para mim é muito importante. Ele é o meu segundo filho. O meu primeiro sempre seguiu o calendário das vacinas e esse está indo no mesmo ritmo. Completou seis meses há dias e já está vacinado”, pontuou a mãe.

Os grupos prioritários que têm direito à vacinação são: crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade, pessoas com 60 anos e mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores dos ensinos básico e superior, povos indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas a partir de 6 meses de idade com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

As comorbidades aceitas para a vacinação contra a gripe (pessoas a partir de 6 meses de idade com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais) são: doença respiratória crônica; doença cardíaca crônica; diabetes, doença renal crônica; doença hepática crônica, obesidade, doença neurológica crônica, transplantados, portadores de trissomias e imunossupressão.

A vacina da gripe disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente, que protege contra a gripe suína (H1N1), contra a gripe sazonal (H3N2) – que são duas variantes do vírus Influenza tipo A – e contra uma cepa viral da Influenza tipo B.

O imunizante pode ser administrado com outras vacinas e medicações. As contraindicações são para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com histórico de forma grave de alergia a doses anteriores. Os gonçalenses gripados e/ou com febre também devem adiar a vacinação até a resolução do caso.

Para se vacinar, é preciso apresentar a carteira de vacinação (adulto e criança), identidade ou certidão de nascimento, cartão do SUS ou CPF e comprovação do trabalho ou laudos médicos. Para garantir a vacinação, os gonçalenses devem chegar até as 16h30 nas unidades de saúde durante a semana. Aos sábados, até as 11h30.

Locais de vacinação:

1 – Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa