Início > Educação > Centro de Inclusão é reforço para a Educação em São Gonçalo

Centro de Inclusão é reforço para a Educação em São Gonçalo

Publicado em:  27/03/2024

Unidade trabalha com alunos com deficiência e transtornos de aprendizagem

Com o objetivo de fortalecer as atividades cognitivas de alunos da rede municipal de São Gonçalo, o Centro de Inclusão Municipal Helen Keller (CIM), no bairro Vila Lage, oferece a oficina de psicopedagogia. A unidade trabalha com alunos com deficiência e transtornos de aprendizagem, entendendo as demandas de cada pessoa e dando suporte para que as dificuldades sejam superadas.

Com material lúdico e pedagógico, a oficina de psicopedagogia atende a turmas de até cinco alunos, formadas de acordo com a idade e necessidades específicas. Segundo a psicopedagoga Luana Torres, a evolução na aprendizagem depende do conjunto entre o trabalho na oficina e do comprometimento da família.

“O trabalho funciona como uma ginástica cerebral, para trabalhar as habilidades do aluno. Nós fazemos o planejamento de acordo com a demanda da criança, com uma análise do que é preciso. A oficina psicopedagógica é muito ampla, não trabalha apenas com as questões pedagógicas, também vemos a parte psicossocial”,  disse a psicopedagoga.

Gabriella Mendes é mãe da Lara, de 9 anos, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Ela conta que já consegue ver muitos avanços na aprendizagem da filha.

“Está sendo uma maravilha, este lugar é abençoado. Ela faz psicopedagogia e arteterapia aqui no CIM. Desde que ela começou, já deu uma boa melhorada, a psicopedagoga está trabalhando exatamente com o que a Lara precisa. Tanto aqui quanto na escola que ela estuda, ela tem muito suporte”, afirmou a mãe.

Para ser atendido pelo Centro de Inclusão Municipal Helen Keller (CIM) é necessário ser aluno da rede municipal de Educação de São Gonçalo. Na escola é feita uma análise e, caso o aluno necessite do atendimento do CIM, os professores fazem o encaminhamento.

Foto: Fabio Guimarães