Início > Cultura e Turismo > Câmara debate Lei Paulo Gustavo

Câmara debate Lei Paulo Gustavo

Publicado em:  27/10/2023

Audiência Pública reuniu Executivo, Legislativo e sociedade civil

A Câmara Municipal de São Gonçalo realizou, nesta sexta-feira (27), uma audiência pública para debater a Lei Paulo Gustavo e seus seis editais que foram abertos à classe artística do município. A Secretaria de Turismo e Cultura de São Gonçalo, o Legislativo municipal e a sociedade civil puderam debater sobre a lei destinada ao município com aporte federal de R$ 7,8 milhões.

Foram pontuados os trabalhos com foco exclusivo para capacitar os fazedores de cultura do município de São Gonçalo, com mais de 1200 artistas ouvidos durante oitivas, capacitações para editais, realizações de lives para esclarecer dúvidas dos artistas e também do plantão disponibilizado na Secretaria de Cultura focado exclusivamente para atender às dúvidas sobre os editais da lei. Os avanços no setor cultural nesta gestão também foram destacados .

“Realmente é algo impressionante o que entregamos em tão pouco tempo. É raro um gestor público ter a grata satisfação de escrever um planejamento e colocá-lo em execução. Estamos vivendo isso hoje em São Gonçalo. Saímos do zero e isso precisa ser enaltecido, junto a todos que começaram esse trabalho com o prefeito Capitão Nelson”, disse a secretária de Turismo e Cultura, Julia Sobreira.

A mesa da audiência contou com a participação da secretária de Turismo e Cultura, Júlia Sobreira, do subsecretário de Relações Institucionais, Beto Baiano, roteirista e servidor da secretaria de Cultura, Alberto Sena, Pettersn Marmo, diretor da lona cultural do Jardim Catarina, os vereadores Lucas Muniz, que presidiu a sessão, Lecinho e Jorge Mariola.

“A gente não aceita que São Gonçalo tenha menos do que a cidade tem que ter. A cultura é uma síntese disso. A gente não aceita que a cultura de São Gonçalo tenha menos, pelo tamanho que ela tem”, afirmou a secretária.

Para São Gonçalo, o aporte de verbas federais do edital da Lei Paulo Gustavo é de R$ 7.839.358,39 através da Lei Complementar n° 195, de 2022. Os recursos para a cultura gonçalense estão divididos da seguinte maneira: R$ 4.153.292,08 para produções audiovisuais; R$949.346,30 para apoio a salas de cinema; R$476.632,99 para formação, qualificação e difusão e R$2.260.087,02 para demais áreas da cultura.

Foto: Luiz Carvalho