Início > Meio Ambiente > Área de Soltura de Animais também será Centro de Reabilitação

Área de Soltura de Animais também será Centro de Reabilitação

Publicado em:  29/06/2022

Indicação do Inea foi realizada após visita técnica às instalações da Asas

A Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas) de São Gonçalo foi inaugurada no início do mês de junho; no entanto, já nasce como referência no Estado do Rio de Janeiro. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente deu entrada na documentação junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para que a área de soltura também seja um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras). A decisão ocorreu após indicação feita pelo próprio Inea, no início deste mês, depois de uma visita técnica às instalações da Asas, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) das Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula.

Antes mesmo da inauguração oficial da Asas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu a visita de técnicos da Gerência de Fauna (Gerfau), do Inea, que entenderam que a Área de Soltura também pode ser um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres por apresentar os parâmetros técnicos exigidos pelo instituto.

Na prática, após se tornar também um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, a Asas terá a possibilidade de receber, identificar, marcar, triar, avaliar recuperar e reabilitar espécimes da fauna silvestre nativa provenientes de resgastes, conforme a Resolução 157 de 2018 do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Desde 2011 o Inea assumiu a gestão de fauna silvestre em cativeiro, autorizando e acompanhando todas as categorias de fauna silvestre em cativeiro no Estado.

Essas novas atribuições integram-se ao objetivo inicial da Asas, que é o combate à síndrome da floresta vazia na cidade de São Gonçalo, um problema que vem ocorrendo nas áreas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, através do processo de perda da fauna nas áreas de mata da cidade.

“A gerência de fauna do Inea, após verificar a logística e os equipamentos disponíveis, nos orientou a transformar o espaço em um Centro de Recuperação de Animais Silvestres ( CRAS). Segundo os técnicos, pelo conjunto de ações adotadas pela Prefeitura de São Gonçalo, que vai desde ações de educação ambiental a reflorestamento, restou evidente os avanços na área, o que nos credenciou para o futuro CRAS. São Gonçalo muito em breve será referência no manejo de animais silvestres no Estado, contribuindo significativamente para o enriquecimento da fauna local e elo importante no combate ao tráfico internacional de animais silvestres .O tráfico de animais silvestres no Brasil, segundo dados do Ibama, provoca a retirada anual de aproximadamente 38 milhões de exemplares das florestas e matas. Destes, cerca de 4 milhões são comercializados ilegalmente” , disse o subsecretário de Meio Ambiente Glaucio Teixeira Brandão.

No Brasil, o controle e a fiscalização de animais silvestres é feita pelo Ibama e pela Polícia Militar Ambiental. Ao identificar uma situação irregular relacionada aos animais silvestres, é possível fazer a denúncia anônima ou não. Em caso de suspeita de tráfico de animais, a população deve entrar em contato com a Linha Verde do Ibama, através do telefone 0800 61 8080, passar as informações e solicitar auxílio sobre as atitudes que podem ser tomadas.

Foto: Ascom