Início > Guarda Municipal > Aprovados no concurso da Guarda iniciam capacitação

Aprovados no concurso da Guarda iniciam capacitação

Publicado em:  04/09/2023

Quarenta nomeados irão reforçar a corporação após treinamento

A Prefeitura de São Gonçalo realizou, na manhã desta segunda-feira (4), a aula inaugural do curso de formação dos 40 aprovados no concurso da Guarda Municipal, no auditório do Colégio Municipal Presidente Castello Branco, no Boaçu. A capacitação tem previsão de duração de três meses entre aulas teóricas, práticas e estágio. A Guarda Municipal, que comemorou recentemente 85 anos de existência, tem importante atuação no município, tanto em ações integradas de trânsito e fiscalizações viárias quanto na proteção ao patrimônio público.

O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, participou da introdução do curso e destacou a seriedade do trabalho desenvolvido pela corporação em prol dos gonçalenses.

“Recebemos os novos agentes de coração aberto e com a confiança de que vão desenvolver um trabalho sério e comprometido. A Guarda Municipal de São Gonçalo vem desempenhando um serviço excelente na cidade e esperamos que esses novos servidores possam seguir o mesmo ritmo. Desde o início da nossa gestão estamos empenhados em fazer com que os guardas municipais tenham melhores condições de trabalho, e o resultado disso tem sido os ótimos índices de segurança que temos visto. Costumo dizer que não trabalho sozinho, preciso do apoio e dedicação de todos os servidores para oferecer uma melhor São Gonçalo a todos”, afirmou o prefeito.

O comandante da Guarda, Ewerton Mendes, também evidenciou a importância do profissionalismo dos agentes.

“Hoje é um dia muito feliz para nossa instituição porque temos certeza de que esses novos servidores vão somar muito para o andamento do nosso trabalho. A Guarda Municipal de São Gonçalo preza muito pelo trabalho sério e pelo profissionalismo. Estamos muito focados em promover a instrução aos agentes, pois assim conseguiremos formar profissionais capacitados e aptos para atender a população gonçalense”, disse o comandante Mendes.

Compete à Guarda Municipal de São Gonçalo, dentre outras atribuições, zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos; prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais; atuar, preventiva e permanentemente, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais.

Entre as disciplinas que serão ministradas no curso estão: O papel dos Guardas Municipais, Atividades Sociopedagógicas da Guarda Municipal de Caráter Preventivo (na comunidade escolar e entorno), Preservação Ambiental, Violência e (in) Segurança Pública, Concepção de Guarda Comunitária, Policiamento Comunitário, Políticas de Segurança Pública, Uso Legal e Progressivo da Força e Defesa Pessoal.

O deputado estadual Douglas Ruas também esteve presente na aula inaugural e destacou o comprometimento da gestão do prefeito Capitão Nelson com a Guarda Municipal. No mês de abril deste ano, a Guarda passou por modernização da frota, com a chegada de 11 novas viaturas para o patrulhamento da cidade. A aquisição dos novos veículos foi possível através de convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, firmado em janeiro do ano passado.

“Desde o primeiro dia da gestão do prefeito Capitão Nelson a Guarda Municipal passou a ser enxergada como uma força de segurança importante na nossa cidade. E, em pouco tempo de governo, já obtivemos resultados positivos dessa decisão do prefeito em investir e valorizar a corporação. Neste primeiro semestre do ano, São Gonçalo conquistou o quarto lugar, em todo o Estado do Rio, nas metas estabelecidas pela Segurança Pública. Uma marca histórica visto que a cidade vinha de anos colecionando os piores resultados no estado. E a Guarda Municipal tem papel relevante nessa conquista por conta de sua atuação eficiente e cada vez mais reconhecida pelos munícipes”, ressaltou o deputado.

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura o secretário de Ordem Pública, Márcio Ribeiro, e os subsecretários Diego Manhães e Anaelson Bonfim.

Foto: Renan Otto