Início > Desenvolvimento Econômico > Agricultura familiar no município é tema de reunião

Agricultura familiar no município é tema de reunião

Compartilhe isso:


Publicado em:  24/03/2017

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura e Pesca, e Trabalho de São Gonçalo recebeu, nesta sexta-feira (24/03), representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater-Rio). O encontro teve como objetivo apresentar propostas que valorizem e desenvolvam a agricultura familiar da cidade. A reunião contou com a presença de subsecretários e assessores da pasta.

No encontro, os representantes da Emater-Rio apresentaram propostas para traçar o desenvolvimento do setor agropecuário da zona rural de São Gonçalo, a fim de valorizar a agricultura familiar. A meta é atuar em parceria com a secretaria de Educação do município para que essa produção seja levada para a refeição das crianças das creches e escolas.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura e Pesca, e Trabalho, Evanildo Barreto, ações como essas, incomuns no município, têm que ser fortalecidas para que o comércio valorize essas produções.

“Sem o apoio do município a produção não se expande e a intenção da pasta é justamente fazer com que os produtores tenham apoio para melhorar e, quem sabe, aumentar suas colheitas. Um trabalho que tem que ser acompanhado de perto e iremos tentar fazer com que isso realmente aconteça”, disse o secretário.

Também participaram da reunião a subsecretária de Indústria e Comércio, Valéria Dias; a coordenadora de Agricultura, Jane Rangel; e a assessora jurídica, Simone Ribeiro, da Secretaria Municipal de Educação (Semed)

História

A Fazenda Engenho Novo, localizada em Monjolos, também foi citada na reunião, pois é na localidade que se concentra um número grande de produtores e é onde o município tem uma de suas principais histórias, embora muitos não a conheçam. Dom Pedro II se hospedou diversas vezes na Fazenda, pois era amigo do proprietário, Belarmino Ricardo Siqueira, na época Barão de São Gonçalo. A fazenda recebeu suas primeiras palmeiras doadas por Dom João VI, o mesmo que plantou a primeira muda de Palmeira Imperial do Rio de Janeiro. O local também já serviu de locação para a minissérie “Memorial de Maria Moura”, da emissora Rede Globo, gravada em 1994.

Autor: Ascom
Foto: Girley Oliveira
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content