Início > Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas > Ação marca o Dia Internacional da Saúde Mental

Ação marca o Dia Internacional da Saúde Mental

Publicado em:  10/10/2023

Iniciativa da Prefeitura de São Gonçalo aconteceu na Praça Luiz Palmier

Para celebrar o Dia Internacional da Saúde Mental, a Secretaria de Políticas para Álcool e Drogas da Prefeitura de São Gonçalo realizou, nesta terça-feira (10), uma ação na Praça Luiz Palmier, no Centro da cidade. A atividade teve o intuito de conscientizar as pessoas sobre os malefícios do uso e abuso de substâncias psicoativas e como elas podem interferir na saúde mental, além de apresentar os equipamentos que podem auxiliar em caso de emergência.

“Muitas pessoas não sabem que o município oferece esse tipo de ajuda. Quem quer buscar o tratamento ou indicar para algum amigo ou parente, às vezes nem sabe onde procurar. Nosso papel é alertar sobre o quanto o uso dessas substâncias pode prejudicar a saúde e, no caso da mulher grávida, também prejudica a saúde do bebê”, disse a subsecretária Fabíola Cristina da Silva.

Uma costureira, de 58 anos, que pediu para não ser identificada, se emocionou quando viu a iniciativa. “Eu perdi um filho para as drogas. Na verdade, eu não sei se ele está vivo ou não. Tem uns oito anos que não o vejo. Mas ele vivia pela rua por causa das drogas. Mãe é mãe, eu oro todos os dias e espero ainda poder encontrá-lo”, disse.

A professora Greicy Kelly, de 34 anos, parou para pedir informações com o intuito de levar para os alunos. “Eu dou aula próximo a duas comunidades. Esse tipo de assunto precisa ser abordado com as crianças e adolescentes, eles precisam saber os malefícios das drogas. Não só para que eles não entrem nessa vida, mas para informarem em casa também”, explica.

A ação recebeu auxilio das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, a subsecretaria de Defesa Civil, alunos de Psicologia da Universidade Estácio de Sá, a pastoral da Sobriedade, equipes da OAB/SG, voluntários do grupo Alcóolicos Anônimos e os aguadeiros da Cedae.

Foto: Renan Otto