Início > Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas > Ação fortalece o Dia de Combate ao Alcoolismo em SG

Ação fortalece o Dia de Combate ao Alcoolismo em SG

Publicado em:  20/02/2017

A Prefeitura de São Gonçalo realizou, nesta segunda-feira (20), o Dia D de Combate ao Alcoolismo, na Praça Luiz Palmier (Rodo). Com a intenção de conscientizar os gonçalenses sobre as consequências do alcoolismo, a ação, que foi realizada pela subsecretaria de Políticas sobre Álcool e Drogas, contou com a presença de uma equipe do programa Lei Seca, Consultório na Rua, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Guarda Municipal, Alcoólicos Anônimos, Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

As equipes realizaram orientações e panfletagem com a intenção de conscientizar a população de que não se pode misturar bebida com direção. Entre os serviços disponíveis foi realizada aferição de pressão arterial, teste de glicose, realização do índice de massa corpórea (IMC) e orientações com psicóloga e assistente social.

Segundo o subsecretário de Políticas sobre Álcool e Drogas, Luciano Gomes, foram realizadas ações de panfletagem, atividades educativas e prestação de orientações.

“O alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo e pode provocar inúmeros problemas de saúde psicológica e física. Não escolhe classe social, idade ou sexo. Destacaremos as consequências negativas do uso do álcool para que a população se conscientize sobre os riscos”, explica o subsecretário.

Morador do bairro Boassu, Reinaldo Cavalcante, 35 anos, parou para verificar a glicose e recebeu a notícia de que estava alterada. Ao saber de que se tratava de uma ação contra o alcoolismo ele enfatizou que atividades como esta são importantes para que as pessoas se conscientizem sobre a importância de não beber e dirigir.

“Meu pai bebia, já foi internado por isso. Eu nunca bebi. Já experimentei e não gostei, mas acho extremamente importante que o governo faça esse tipo de ação para que as pessoas tenham cada vez mais noção sobre a importância de não utilizar essa droga”, afirmou.

Foto: Girley Oliveira