Início > Educação > XXI OBA premia alunos gonçalenses

XXI OBA premia alunos gonçalenses

Publicado em:  29/11/2018

Na quarta-feira (28/11), dentro do projeto Inovança, aconteceu a cerimônia de premiação da XXI OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), no auditório do Colégio Municipal Castello Branco, no Boaçú. A cerimônia de premiação é o compartilhamento coletivo dos resultados obtidos por todos que participaram da OBA 2018.

Dezessete escolas do município de São Gonçalo participaram da Olimpíada, conquistando 35 medalhas, 13 de prata e 22 de bronze. Parte integrante da Olimpíada está “O Céu é o Limite”, que ao longo do ano promove ações para integrar a astronomia como tema transversal no currículo das escolas municipais, de acordo com a realidade de cada escola e sua participação na OBA.

A Escola Municipal João Cabral de Melo Neto conquistou três medalhas de bronze com os alunos: Samuel Oliveira Barros, Maria Eduarda Maciel, Thifani Vitória de Freitas; E.M. Darcy Ribeiro, uma medalha de bronze com Evellyn Pereira; E.M. Pastor Mauro Israel Moreira, três medalhas de bronze com Kaíque da Cruz Vieira, Heloar Vitória da Costa, Richard dos Santos e três de prata com Lucas Ramos, Gabriel Soares e Kayo Felipe Moraes; E. M. Profª Marlucy Salles de Almeida, uma medalha de bronze com Thayná de Magalhães; E.M. Marinheiro Marcílio Dias, uma medalha de bronze com Andrei Nascimento; E.M. Santa Luzia, quatro medalhas de bronze com João Pedro Siqueira, João Marcos da Silva, Joquebede Lima, Natanael da Silva e uma de prata com Asafe Gonçalves; E.M. Alberto Pasqualini, duas medalhas de bronze com Carlos Eduardo Alves e Ricardo Pereira; E.M. Prefeito Jayme Mendonça de Campos, quatro medalhas de bronze com Lucas de Souza, Matheus da Silva, Brayan Ramos, Izabelly Reis, três de prata com Eduardo Araújo, Arthur Soares e Erick Costa; E.M. Evadyr Molina, uma medalha de bronze com Vinícius Gonçalves e uma de prata com Beatriz de Carvalho; E.M. Florisbella Maria Nunes Haase, duas medalhas de prata com Yasmim da Costa e Lucas Ribeiro; E.M. Carlos Drummond de Andrade, duas medalhas de bronze com Juliana da Costa, André Almeida, três de prata com Victor Lucas Menezes, Suellen dos Santos e Vitorya de Souza.

A Agência Espacial Brasileira, em colaboração com a Sociedade Astronômica Brasileira, organizam anualmente a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) que é organizada há vinte e um anos, por uma comissão de astrônomos profissionais pertencentes a Sociedade Astronômica Brasileira e por engenheiros da Agência Espacial Brasileira. Realizada em todo o Brasil, envolvendo escolas públicas e privadas, com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, conta também com patrocínios da Unip, Visiona e Avibras.

A XXI edição da OBA, que já ultrapassou, desde a sua criação, 8.5 milhões de estudantes participantes, neste ano de 2018 envolveu 774.232 alunos de 8.456 escolas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

Para a professora Noeli Piedade de Almeida, coordenadora da OBA em São Gonçalo, esta participação dos alunos da cidade na OBA é muito importante, “Desperta no aluno a vontade de conhecer mais o tema da astronomia e também poder descobrir vocações profissionais nos participantes do evento, parabenizo a toda organização pela belíssima cerimônia”, finalizou Noeli Piedade.

Fonte: Semed