Início > Uncategorized > Viração Cultural garante um dia inteiro de cultura ao gonçalense

Viração Cultural garante um dia inteiro de cultura ao gonçalense

Compartilhe isso:


Publicado em:  05/12/2021


Eventos foram realizados simultaneamente em quatro equipamentos culturais

É inegável a vocação de São Gonçalo para as artes e, para dar conta de toda essa efervescência,  somente um evento realizado em quatro locais diferentes e com a presença de artistas locais para dar vazão a tantas formas distintas de se fazer cultura. A Secretaria de Turismo e Cultura de São Gonçalo realizou a Viração Cultural, que teve inicio na manhã do último sábado (4) e se estendeu até a madrugada de domingo (5).

“São Gonçalo ‘respira’ arte 24 horas por dia. Nossa cidade é um celeiro de artistas que precisam de espaço e oportunidades para expor seus trabalhos e o ‘Viração Cultural’ proporciona isso. Estamos muito satisfeitos com o resultado do evento e esperamos promover outras edições”, afirmou o secretário de Turismo e Cultura, Lucas Muniz.

Ao todo, 200 artistas se apresentaram no Centro Cultural Joaquim Lavoura, no bairro Estrela do Norte, na Casa das Artes e Teatro Municipal, no Centro, e também  na Lona Cultural do Jardim Catarina.

O Centro Cultural Joaquim Lavoura, o popular Lavourão, além das apresentações no palco, contou com a presença de 75 expositores e microempreendedores, que levaram seu artesanato, culinária, livros de diferentes gêneros literários e até uma exposição de bicicletas antigas do grupo “Só raridades” para a população gonçalense.

Dona Maria Amélia, de 74 anos, vive em um quadro de depressão após um momento traumático que passou com sua família há 13 anos. Ao saber do Viração Cultural, sua filha a levou ao Centro Cultural Joaquim Lavoura para aproveitar um dia repleto de arte.

“Fico muito tempo dentro de casa por conta do meu quadro de depressão e poder vivenciar um dia cheio de arte enche meu coração de alegria. Fiquei muito emocionada com os bailarinos da campanhia de dança inclusiva, que nos mostram que tudo é possível se é da nossa vontade. Volto para casa muito mais feliz”, disse Maria Amélia.

Durante a tarde, por exemplo, quem estava no Lavourão acompanhou as apresentações do Grêmio Recreativo Escola de Samba Independente do Boaçu, que trouxe um samba em homenagem ao jogador de futebol gonçalense Vinícius Júnior, e também a apresentação do grupo de gaitas de fole Associação de Músicos Brasil Escócia, que foi convidada para se apresentar na Bélgica, nas comemorações do Jubileu de Platina, que vai celebrar os 70 anos da Rainha Elizabeth II à frente do trono do Reino Unido.

A necessidade dos artistas terem locais para difundir seu trabalho foi destacada pelo subsecretário de Cultura, Beto Baiano.

“Percebo que a população estava carente de eventos culturais em São Gonçalo, de encontrar nos palcos seus amigos e artistas que são da cidade. O secretário Lucas Muniz entendeu isso rapidamente, assim que assumiu a secretaria e juntos estamos trabalhando para trazer nossos artistas para as ruas e equipamentos culturais da nossa cidade”, disse Beto.


Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz e Renan Otto
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content