Início > Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas > Violência doméstica e uso abusivo de álcool durante a pandemia são temas de roda de conversa

Violência doméstica e uso abusivo de álcool durante a pandemia são temas de roda de conversa

Compartilhe isso:


Publicado em:  06/10/2021

Secretaria de  Políticas sobre Álcool e Drogas convoca Projeto Lilás para passar informações para moradores de Venda da Cruz 

A pandemia causou inúmeros danos à saúde física e mental das pessoas. Pesquisas apontam que a epidemia foi um dos fatores que provocaram o aumento da violência doméstica contra as mulheres no país, além do uso descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas nos lares brasileiros no ano de 2020. Pensando em ações para o combate à violência e no auxílio a dependentes de bebidas, a Secretaria de Políticas sobre Álcool e Drogas de São Gonçalo, com apoio do Projeto Lilás, realizou uma roda de conversa, nomeada “Entre elas”, com moradores da localidade do bairro Venda da Cruz, na manhã desta quarta-feira (6). 

“Durante o isolamento, percebemos uma intensificação do abuso de bebidas alcoólicas, em especial entre as mulheres. O fato é de grande preocupação, visto que muitas delas são sobrecarregadas com afazeres domésticos e vida profissional. Preparamos essa dinâmica para mostrar que elas não estão sozinhas e que devem priorizar a saúde mental”, disse Mariana Lima, coordenadora e psicóloga da Secretaria de Políticas sobre Álcool e Drogas. 
Durante a conversa, foram tratados temas como relacionamento abusivo, ciclo de violência doméstica, dependência emocional e violência patrimonial. Além disso, as mulheres foram informadas sobre os canais de denúncias que devem recorrer em busca de ajuda e quais são as medidas protetivas que o agressor deve seguir. 

“Nosso objetivo é auxiliar as vítimas de violência doméstica e alertar para que outras mulheres não passem por essa situação. Durante a pandemia, aumentou consideravelmente o índice de alcoolismo entre as mulheres, pois muitas optaram em ingerir o álcool de maneira excessiva para suportar as violências sofridas. Assim como os companheiros dessas vítimas também passaram a beber mais por conta de desemprego e outras preocupações, formando, assim, um ciclo vicioso de violência. Muitos lares se tornaram um ambiente propício para violência. E para isso realizamos essas dinâmicas, como forma de conscientizar, prevenir, alertar e dar apoio às mulheres”, declarou, uma das fundadoras do Projeto Lilás, Paola Lima. 

O projeto foi criado com o objetivo de auxiliar vítimas e profissionais que trabalham diretamente com as consequências da violência doméstica na prática. O programa foi criado por duas advogadas, Paola Lima e Letícia Fontes, que notaram uma carência de informação em relação a um tema relevante na sociedade, acreditando que os números de violência doméstica só irão diminuir se forem munidos de muito conhecimento e conscientização das mulheres. 

Representantes da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres também participaram da roda de conversa.

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content