Início > Assistência Social > Violência contra a mulher é debatida na OAB de São Gonçalo

Violência contra a mulher é debatida na OAB de São Gonçalo

Publicado em:  25/11/2021

Seminário contou com a participação de representantes da Assistência Social e Ordem Pública da Prefeitura

No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. Para celebrar essa data, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, a Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, da Secretaria de Assistência Social, e a Secretaria de Ordem Pública, por meio da Guarda Municipal, participaram do 1º Seminário do Conselho Municipal em Defesa à Mulher, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Gonçalo. A palestra teve como objetivo reunir diversos grupos de mulheres para alertar a população e debater sobre o tema “Estratégias no Combate à Violência Contra as Mulheres”.

Durante o seminário foram abordadas questões da violência contra a mulher e a responsabilidade de todos no seu enfrentamento, sendo apresentadas também as ações e experiências de profissionais que atuam na área de garantia de direitos, prevenção e no atendimento às vítimas de violência.

A palestra foi dirigida pela coordenadora da Ronda Escolar, Andrea Rosa, e a mesa de autoridades composta pela subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Cristina da Silva, do guarda municipal Leandro Costa, representando a Secretaria de Ordem Pública, a coordenadora de Políticas Públicas no Combate ao Câncer, Patrícia Silva; a advogada e vice-presidente da OAB de São Gonçalo, Andreia Pereira, e a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Elenice Baptista.

“Agradeço muito essa parceria junto ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher. Falar desse tema é necessário. É um debate que não podemos deixar morrer. Somente através da união dos equipamentos municipais e de todos os serviços da Assistência Social, da segurança pública, serviços do Legislativo e Judiciário é que a gente pode tentar começar um processo para erradicar tamanha violência que tem se estendido por todo o território, pela nossa cidade de São Gonçalo”, afirmou Ana Cristina, subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres.

O guarda municipal Leandro Costa disse que a Secretaria de Ordem Pública tem atuado em prol do combate à violência contra a mulher.

“Sabemos que falar sobre a violência contra mulher é um tema muito importante e de bastante urgência, porque é inadmissível que a gente ainda tenha que debater sobre esse assunto. Então quero dizer que a Secretaria de Ordem Pública, junto com a Guarda Municipal, tem atuado em prol do combate à violência contra mulher e nos colocamos à disposição de todas as mulheres, toda a população e sociedade para estarmos juntos”, disse Leandro.

Foto: Renan Otto