Início > Saúde > Vigilância Sanitária realiza atualização para casas de repouso

Vigilância Sanitária realiza atualização para casas de repouso

Publicado em:  08/07/2021

Representantes e profissionais de instituições de longa permanência recebem orientações

A Vigilância Sanitária de São Gonçalo realizou na terça-feira (6), no Teatro Municipal George Savalla Gomes – Palhaço Carequinha, uma palestra de atualização de funcionamento de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), de caráter residencial, com base na Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 502, de 27 de maio de 2021 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em vigor desde o dia 1º de julho.

Participaram da capacitação, representantes de Instituições de Longa Permanência de São Gonçalo, entre lares , casas de repouso e abrigos para idosos, funcionários de ILPIs, fiscais da Vigilância Sanitária e uma equipe técnica da Promotoria do Idoso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

Quem acompanhou a palestra recebeu uma atualização sobre os padrões de funcionamento de abrigos e lares para idosos, com exposição de procedimentos adequados, protocolos de saúde e higiene, risco sanitário e análise de licenças e documentações necessárias para funcionamento das ILPIs.

“Nosso objetivo é sempre trazer informações para os trabalhadores e proprietários de instituições de longa permanência, priorizando o bem estar dos idosos. A partir das fiscalizações sanitárias, as casas e lares para idosos vêm se adequando às normas. A Vigilância Sanitária tem esse papel de realizar mudanças. Temos que cuidar dos nossos idosos”, destacou o diretor da Vigilância Sanitária de São Gonçalo, Marcelo Sá Lima.

As condições ideais de atendimento das instalações e higiene para os idosos que vivem nestas instituições foram destacadas pela fiscal da Vigilância Sanitária de São Gonçalo, Maria Claudia Castelo, que ministrou a palestra.

Exigências importantes para o bem estar dos idosos nas instituições de longa permanência foram detalhadas, como a verificação do quantitativo profissional, posicionamento de mobiliário para boa mobilidade dos idosos, alimentação adequada, estado de saúde dos pacientes, estoque de alimentos e qualidade da alimentação fornecida nas casas de repouso, dedetização e desratização, entre outros.

“Além de trabalharmos a nova legislação e processos de trabalho, os funcionários receberam essa atualização. Muitas casas que já chegaram a ser interditadas totalmente hoje se adequaram às normas e melhoraram os serviços prestados”, destacou a fiscal Maria Claudia, da Vigilância Sanitária de São Gonçalo.

Irregularidades que resultaram em interdições realizadas pela Vigilância Sanitária em casas de repouso de São Gonçalo foram mostradas aos participantes. Ao final da palestra, os profissionais tiveram um espaço para tirar dúvidas sobre procedimentos, legislação e adequações a serem padronizadas nas casas de repouso.

“É muito importante esse tipo de capacitação. Não é nem uma atribuição do órgão fiscalizador, mas a prefeitura sai na frente quando a Vigilância faz esse trabalho de educação, de apresentar as novas legislações”, disse Izabela Vieira, do corpo técnico Promotoria do Idoso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Para atender mais profissionais e representantes de Instituições de Longa Permanência, uma nova palestra será realizada no dia 16 de julho.

Foto: Ascom