Início > Saúde > Vigilância Sanitária interdita abrigo para idosos em São Gonçalo

Vigilância Sanitária interdita abrigo para idosos em São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  15/12/2022

Instituição clandestina não tinha equipe médica e funcionava em condições insalubres

Uma ação da Vigilância Sanitária de São Gonçalo, em parceria com a Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (DEAPTI), interditou mais uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI) no bairro Brasilândia, em São Gonçalo, nesta quinta-feira (15). O local é clandestino – não tem alvará de funcionamento, licença sanitária e equipe técnica. A responsável foi levada para a delegacia especializada. Dois idosos foram encaminhados para o Pronto Socorro Central, no Zé Garoto; e outros cinco devolvidos aos familiares, cuidadores ou levados para ILPIs legalizadas.  

Os fiscais da Vigilância Sanitária foram até o local após receberem denúncia anônima. Foram encontrados sete idosos: dois deles com feridas no corpo e clinicamente debilitados, inclusive com desidratação grave. Os dois foram levados para o Pronto Socorro Central (PSC), no Zé Garoto, onde permanecem internados. Os outros cinco idosos também estavam com inflamações na pele devido ao uso de fraldas descartáveis e com doença de pele que provoca coceira.

Também havia idosos insulinodependentes e o acondicionamento da insulina sem controle de temperatura na geladeira comum. A ILPI não tinha qualquer equipe médica (médico, enfermeiro, nutricionista e assistência social), obrigatória nestas instituições. Logo, também não havia prescrição médica e a evolução dos pacientes. Também não havia abastecimento dos gêneros alimentícios necessários e dispensa. 

“Constatamos que os processos de trabalho não atendem à legislação sanitária vigente, bem como todas as inadequações evidenciadas descritas. Além da falta dos alimentos, também faltavam medicamentos para o uso dos idosos, pouco material para curativos e realizados por pessoas não qualificadas. A casa também não é adaptada e o acesso é somente por escadas. Havia degraus para acessar quartos e banheiros. A cozinha não tinha delimitação física e tinha acesso ao fogão”, enumerou a fiscal da Vigilância Sanitária, Maria Cláudia Castelo.

A responsável pelo local é reincidente na manutenção de ILPI clandestina. Em setembro deste ano, teve outro local interditado na cidade. Duas assistentes sociais acompanharam a ação, que ainda flagraram falta de contrato dos idosos com a prestadora de serviço. “Vamos continuar fiscalizando. Estamos dando atenção especial a isso, já que a maioria é clandestina e com várias irregularidades. Toda semana, nós fazemos as fiscalizações e estamos monitorando a abertura de novas a pedido do Ministério Público”, disse o diretor da Vigilância Sanitária, Marcelo Sá Lima. 

As denúncias de instituições clandestinas e maltratos aos idosos podem ser realizadas através da Ouvidoria da Prefeitura e Ministério Público. A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo atende pelo telefone fixo (21) 3195-5198 ramais 1115 e 1111 e mensagens podem ser enviadas através do número de whatsapp (21) 97878-4144. Além do whatsapp e do telefone fixo, os gonçalenses também podem fazer as denúncias através do email ouvidoriadasaude@pmsg.gov.rj.br, portais de comunicação da Prefeitura de São Gonçalo, Ouvidoria do Ministério da Saúde ou presencialmente na Ouvidoria, que fica no G2 do Shopping São Gonçalo, em Boa Vista, na secretaria.

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content