Início > Saúde > Vigilância Sanitária de São Gonçalo apreende 105 quilos de alimentos em hipermercado

Vigilância Sanitária de São Gonçalo apreende 105 quilos de alimentos em hipermercado

Compartilhe isso:


Publicado em:  20/03/2018

A Vigilância Sanitária do município de São Gonçalo deu início, nesta segunda-feira (19), à Operação Semana Santa, que vai verificar a procedência, conservação e condições de armazenamento de produtos em peixarias e supermercados da cidade. Iniciada em Alcântara, a operação, que se estenderá para outros bairros da cidade, estreou apreendendo 105 quilos de produtos impróprios para o consumo no Extra Hipermercados, como salsichas, pacotes de pão de alho e lascas de bacalhau. Os agentes aplicaram duas autuações pela falta de higiene na parte de manipulação e condicionamento inadequado dos produtos.

“O intuito da nossa ação é realizar um trabalho de controle de qualidade do pescado, para que a população tenha alimentos de qualidade em suas mesas na Semana Santa e durante todo o ano. Estamos realizando a visita de orientação e depois retornaremos para verificar se os estabelecimentos estão seguindo as normas. Fomos ao hipermercado para verificar as condições dos peixes e frutos do mar e encontramos um problema de gravidade excepcional, que foram outros alimentos em péssimas condições, o que motivou as autuações”, conta o diretor da Vigilância Sanitária, Zamir Martins.

Ao todo, 10 estabelecimentos foram visitados em Alcântara nesta segunda-feira. Donos de estabelecimentos receberam orientações sobre as exigências dos órgãos fiscalizadores para a venda de peixes e frutos do mar.

De acordo com o secretário de Saúde, Dimas Gadelha, o objetivo é garantir o controle sanitário dos alimentos e a saúde do consumidor.

“A ingestão de produtos de origem animal impróprios ao consumo pode ocasionar sérios problemas à saúde. O objetivo é cumprir todos os procedimentos tanto na origem do pescado quanto na higiene de sua manipulação, garantindo a inocuidade dos alimentos comercializados”, explica Dimas.

Segundo a Vigilância Sanitária, para garantir que os pescados estejam adequados para o consumo, é necessário que o consumidor fique atento a uma série de normas, como analisar se o local de venda é limpo e higiênico, atenção ao rótulo, que deve constar o nome e endereço completo do fabricante, validade e selo de inspeção estadual ou serviço de inspeção federal.

DICAS – Confira algumas dicas para evitar os riscos de contaminação na hora das compras para a Semana Santa.

-Peixe fresco: Deve ter uma aparência saudável, escamas bem firmes e brilhantes, pele úmida e firme, olhos brilhantes, membranas(guelras0 rígidas e resistentes a abertura, brânquias vermelhas e brilhantes conservados em uma espessa camada de gelo.

-Peixe Salgado: Conhecido no Brasil como bacalhau, deverá estar armazenado em local limpo e seco, verificando se não existe odor desagradável.

-Crustáceos(camarões, lagostas, caranguejos e siris): Deverá ter aspecto brilhante, carapaça aderente ao corpo, olhos vivos e destacados, cheiro próprio e coloração da própria espécie.

-Polvo e lula: Devem ter a pele lisa e úmida, olhos vivos e salientes, carne consistente e elástica, odor levemente adocicado, e coloração característica da sua espécie.

-Mariscos: Devem estar expostos vivos para a venda, com valvas fechadas e com água incolor e límpida nas conchas, carne úmida de cor cinzenta clara nas costas e amarelada nos mexilhões.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content