Meio Ambiente e Transportes
São Gonçalo realiza nova operação contra motos barulhentas
30/04/2025
A campanha antirrábica para cães e gatos em São Gonçalo finalizou com um saldo positivo. Dividido em duas etapas, um total de 146.631 animais foram imunizados com a vacina, sendo 123.144 cães e 23.487 gatos. Somente na segunda etapa, realizada no último sábado(20), foram 71.507 animais vacinados em um dos 64 postos disponibilizados em bairros como Arsenal, Laranjal, Marambaia, Lagoinha e adjacências.
“Tivemos uma grande adesão e ultrapassamos nossa meta na vacinação para cães e gatos. Foram mais de 10 mil animais vacinados com relação ao ano passado. As equipes das Vigilâncias Sanitárias e Ambientais se mobilizaram para que tivessemos êxito na ação”, explica o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.
De acordo com a Vigilância Sanitária, a população estimada de cães no município é de 131.228 mil, já dos felinos, são 26.625 animais. Em 2016, foram 109.053 animais imunizados e no ano passado, esse número chegou a 113.917.
Segundo o diretor da Vigilância Sanitária, Zamir Martins, a campanha ultrapassou a meta. “nossa meta era imunizar 80% dos animais e chegamos a 93%. Com a crescente dos últimos anos, acreditamos ter uma boa proteção contra a raiva urbana na cidade”,
Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Adalyr Fortunato, é importante que os animais sejam imunizados anualmente. “A vacinação proporciona imunidade sobre a doença, faz com que o organismo crie anticorpos necessários para que se um dia, o animal entrar em contato com a doença, ele esteja preparado para combatê-la.”
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados