Início > Saúde > Usuários do SUS precisam apresentar documento com CPF nas unidades de saúde

Usuários do SUS precisam apresentar documento com CPF nas unidades de saúde

Compartilhe isso:


Publicado em:  06/11/2025

Ministério da Saúde iniciou emissão de novos cartões já com número do Cadastro de Pessoa Física

Gonçalenses que usam o Sistema Único de Saúde (SUS) devem levar o documento de identificação que tenha o Cadastro de Pessoa Física (CPF) para os atendimentos nas unidades de saúde da rede pública de São Gonçalo. O CPF passou a ser o identificador único para todos os usuários no Brasil. O cartão do SUS também deve continuar sendo apresentado. 

“A mudança é uma exigência do Ministério da Saúde, que já passou a emitir os novos cartões do SUS com o número do CPF. Mas os gonçalenses não precisam se preocupar. Não há necessidade de mudar o cartão de imediato. Apenas apresentar também o CPF nas unidades”, explicou a subsecretária de Regulação, Amanda Correia.

O gonçalense que desejar já atualizar o cartão do SUS com o número do CPF pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência com o documento de identificação e o CPF para a confecção do novo cartão, que também está disponível no aplicativo Meu SUS Digital.

“Os gonçalenses que não têm o número do CPF, como os moradores em situação de rua, poderão continuar sendo atendidos nas unidades. No entanto, para alguns serviços de saúde – como a vacinação, por exemplo – será uma exigência. A recomendação é que os gonçalenses que ainda não têm o CPF procurem fazer a emissão do documento”, orientou o secretário de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo, Gabriel Mello.

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content