Início > Saúde > Universo recebeu II Jornada de Infectologia no último sábado

Universo recebeu II Jornada de Infectologia no último sábado

Publicado em:  03/06/2019

A II Jornada de Infectologia, realizada no último sábado (1), reuniu diversos profissionais no auditório da Universo, na Trindade, com o objetivo de qualificar os profissionais da área da saúde a respeito do tratamento de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

A coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS, Evelin Bastos, afirma que é de grande relevância na sociedade entender o histórico e o tratamento da AIDS, uma doença que tem afetado mais pessoas a cada dia. “Atualmente, há cerca de 3780 pessoas em tratamento apenas no nosso município. Portanto, a ideia é fazer uma qualificação aos profissionais da cidade, de forma que haja um controle e melhor tratamento às pessoas diagnosticadas com HIV/aids e/ou outras doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis. A cada dia o número de portadores de HIV aumenta em todo país, por isso estamos criando maneiras de conscientizar a população e preparar mais profissionais para combater o problema. Queremos descentralizar a linha de cuidado aos pacientes com HIV”, explica.

A ação contou com a presença do Dr. Gustavo Magalhães, que ministrou o ciclo de palestras que aborda a história da doença, os casos clínicos, o tratamento, o TARV (um conjunto de medicamentos combinados que inibe a replicação do vírus HIV), a sífilis em gestantes, entre outros assuntos da área.

“A importância é atualizar e capacitar os profissionais da Atenção Primária da saúde sobre os tratamentos do HIV, sífilis e chikungunya para que estejam prontos para o atendimento com informações atualizadas”, avalia.

O evento foi promovido pelo Programa Municipal de IST/AIDS e o laboratório GlaxoSmithKlin, que convida médicos e estudantes a participarem do ciclo de palestras e agregarem conhecimento sobre o tema.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista