Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo reduz taxa de mortalidade por infarto do miocárdio
01/05/2025
Mostra ficará durante todo o mês de outubro na Casa Legislativa
A Câmara de Vereadores de São Gonçalo ganhou um colorido diferente na tarde desta terça-feira (12), com a exposição Unidas pela Vida, uma iniciativa que integra a programação oficial da Prefeitura no Outubro Rosa, para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e também do colo de útero.
A exposição é composta por fotos de pacientes oncológicas do grupo Unidas pela Vida, atendidas pelo Centro de Oncologia, no Zé Garoto, retratando a alegria e a celebração da vida mesmo em meio ao diagnóstico do câncer. A montagem da exposição foi realizada pelo grupo Unidas pela Vida e pelo Centro Cultural Gerorge Savalla Gomes.
Representando o prefeito Capitão Nelson, a primeira dama Marinete Ruas destacou a importância de eventos como esse pela cidade e o empenho de toda a equipe na realização da exposição.
“Sinto-me privilegiada em fazer parte dessa causa, junto com a minha nora, Mariana. Para mim é só felicidade estar aqui, a gente aprende muito! Só tenho a agradecer a equipe maravilhosa que está à frente desse trabalho, porque sem vocês a Prefeitura não teria tanta coisa boa acontecendo. Muito do que está acontecendo é por vocês, pelas pessoas que estão na linha de frente”, disse.
O atendimento às pacientes oncológicas feito em São Gonçalo foi destacado na abertura do evento.
“O prefeito Capitão Nelson abraçou o Centro de Oncologia. Hoje, o centro é da nossa cidade e os pacientes podem se tratar aqui em São Gonçalo,”, disse a coordenadora de Políticas Públicas de Combate ao Câncer de São Gonçalo, Patrícia Silva.
Na exposição, os visitantes podem conhecer um pouco da história do Outubro Rosa e também se informar sobre a prevenção do câncer de mama e do colo de útero.
Doações – Quem for visitar a exposição pode contribuir para o tratamento das pacientes oncológicas com doações de lenços, gorros, chapéus, bonés, perucas e também meias-calças e alpiste para confecção de próteses.
Ao fim da tarde, na escadaria da Câmara de Vereadores, o coral Unidas pela Vida se apresentou, finalizando um dia de alegria e lutas compartilhadas através das experiências de cada uma das mulheres que enfrenta o câncer.
“Parabéns a cada uma dessas mulheres, que enfrentaram o câncer de mama com força, com vontade, com fé e sabendo o seguinte: eu vou vencer! Isso é muito importante, a determinação de cada uma”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Lecinho Breda.
Também prestigiaram a abertura da exposição a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Cristina da Silva, e Mariana Barbosa, representando as profissionais maquiadoras que atuam voluntariamente junto ao Unidas pela Vida .
Serviço:
Exposição Unidas Pela Vida
A exposição está aberta ao público durante todo o mês de outubro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas, na Rua Dr. Francisco Portela, nº 2814. Zé Garoto, São Gonçalo.
Autor: Ascom
Foto: Fábio Guimarães
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados