Início > Educação > Unidade Firjan Sesi São Gonçalo abre processo seletivo gratuito

Unidade Firjan Sesi São Gonçalo abre processo seletivo gratuito

Publicado em:  09/01/2020

A partir de fevereiro deste ano, a Firjan Sesi São Gonçalo vai oferecer 62 vagas gratuitas para o programa de Ensino Médio da Firjan Sesi, com curso técnico da Firjan Senai, nos turnos da manhã e tarde. As vagas serão prioritariamente destinadas aos dependentes de industriários ou de ex-industriários, com comprovação de vínculo de até três anos. Caso seja necessário complementar o quantitativo de alunos, serão oferecidas vagas à comunidade em geral. As inscrições estão abertas e vão até 15/01, às 18h. As aulas terão início no dia 05/02.

Para participar do processo seletivo de gratuidade, conforme exigência do Regulamento do Sesi e Regimento do Senai, o candidato deverá apresentar autodeclaração de baixa renda, definida como renda familiar mensal per capita bruta de no máximo 1,5 salário mínimo federal, e ter concluído o ensino fundamental.

No primeiro ano do ensino médio, o aluno cursará, em um turno, as disciplinas da Matriz Curricular do Sesi-RJ. Ainda no primeiro ano do ensino médio, no primeiro semestre, os alunos cursarão, no outro turno, dois cursos de iniciação profissional no Senai-RJ, com o objetivo de experimentação para a escolha do curso técnico a ser iniciado no segundo semestre. Os cursos técnicos disponíveis na unidade São Gonçalo são: Técnico em Logística e Técnico em Automação Industrial.

No segundo ano, em um turno o aluno dará prosseguimento aos estudos do ensino médio e no outro, dará continuidade e concluíra o curso técnico. Entretanto, sua certificação ficará condicionada à conclusão e certificação do ensino médio, conforme legislação educacional vigente.

Já no terceiro ano, em um turno o aluno dará prosseguimento ao ensino médio e no outro poderá optar entre om preparatório para o Enem, com carga horária distribuída em três dias da semana, além de um dia de orientação para projetos na área de educação profissional, ou a participação em estágios referente ao seu curso técnico (se for contratado por outra empresa) em um dos turnos da semana, fazendo o preparatório do Enem aos sábados.

A proposta inovadora visa articular a educação básica com a educação profissional, oferecendo ao estudante a dupla certificação. “O aluno terá uma boa formação no ensino médio, tendo contato com todas as suas particularidades, como também sairá tecnicamente preparado para a formação pela qual optar, facilitando a sua inserção no mercado de trabalho”, explica Giovanni Lima, gerente de Educação Básica da Escola Firjan Sesi.

As inscrições serão realizadas pelo site da Escola Firjan Sesi, devendo o aluno comparecer à unidade posteriormente para validar sua participação, portando os documentos listados no edital.

A prova de seleção será realizada no dia 23/01, das 9h às 12h, e será composta por 60 questões objetivas de múltipla escolha, contemplando conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas da 2ª etapa do Fundamental II, em especial do 9º ano.

Para as inscrições e demais dúvidas, acesse o site http://www.escolafirjansesi.com.br.

Fonte: Semed