Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo reduz taxa de mortalidade por infarto do miocárdio
01/05/2025
Unidade de urgência realiza melhorias e adequações
Criada para atender aos casos de urgência em clínica médica, odontológica e pediátrica, a Unidade Municipal de Pronto Atendimento (Umpa) de Nova Cidade ganhou uma repaginada no governo do Capitão Nelson. Vários setores estão recebendo adequações e reformas para que atendam melhor ao público. Além das emergências, o local também vira ponto estratégico para outras demandas quando há necessidade, como – atualmente – para os atendimentos e testes dos casos suspeitos da varíola dos macacos.
“Estamos fazendo várias modificações para melhorar e adequar os setores. Além disso, a Umpa está recebendo pintura em toda parte externa, terá trabalho de jardinagem e as placas de sinalização serão substituídas. Um dos pedidos do prefeito quando esteve aqui foi de acertar o piso externo da Umpa, que era todo irregular. As laterais já estão prontas, faltando terminar só a parte de trás, onde fica o estacionamento das ambulâncias”, explicou o diretor da unidade, Diones da Rocha Rosa.
Seguindo as normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as adequações ainda foram realizadas no abrigo de resíduos, refeitório dos funcionários, nas salas amarela e vermelha e outros espaços. “Vários ambientes tiveram os pisos trocados. Substituímos todas as torneiras da unidade, que passaram a ser de pressão para que os usuários consigam usar acionando com o cotovelo, sem a necessidade de usar as mãos. As portas das salas amarela e vermelha também serão substituídas e todos os pontos de oxigênio estão em perfeito funcionamento”, enumerou o diretor.
O refeitório – que antes tinha parte do piso em cimento e terra, não havia cobertura e ar-condicionado – está sendo reformado. Já ganhou piso, cobertura, pintura na parede e terá ar-condicionado e novas mesas. “Além de dar dignidade no atendimento aos pacientes, também temos que cuidar dos nossos funcionários, que almoçavam em um lugar completamente insalubre”, destacou Diones.
Além das reformas, foi implantado o setor de acolhimento na recepção e mais um consultório foi aberto – totalizando cinco. Atualmente, a Umpa atende tudo que é estipulado para o Programa das UPAs, conforme estabelece o Ministério da Saúde, funcionando todos os dias da semana durante 24h e com média de 8 mil atendimentos mensais nas especialidades de clínica médica, pediatria e odontologia.
Durante as urgências, também são realizados exames laboratoriais, radiografia e eletrocardiograma. “Há observação (internação) de até 72h aos pacientes que necessitam de suporte avançado, com acompanhamento médico, enfermagem, farmacêutico, nutricional, serviço social, laboratorial, entre outros. A permanência acontece até que os pacientes sejam transferidos para as unidades de referência, de acordo com a sua necessidade”, finalizou Diones.
Atualmente, a unidade é uma das referências para o atendimento dos casos suspeitos da varíola do macaco. Os profissionais da unidade foram capacitados para atender as demandas e realizar os testes necessários para o fechamento do diagnóstico, além de orientar a população sobre a doença. A unidade também já foi usada para a vacinação contra o coronavírus, testagem da doença e atendimentos de síndrome gripal entre 2021 e início de 2022.
Autor: Ascom
Foto: Luiz Carvalho
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados