Início > Fundação de Artes, Esporte e Lazer > Turma de balé do São Gonçalo em Movimento aprende sobre autismo

Turma de balé do São Gonçalo em Movimento aprende sobre autismo

Compartilhe isso:


Publicado em:  03/04/2024

Aula especial reforça empatia, respeito e maior conscientização

Na última terça-feira, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, as alunas do projeto São Gonçalo em Movimento, da Fundação de Artes, Esporte e Lazer (Faelsg), participaram de uma aula especial. Elas fazem parte da turma de balé no bairro Parada São Jorge, núcleo Sacramento, e por lá, a temática foi além de ensinar passos e coreografias. As pequenas participaram de um bate-papo com a professora Flaviana Souza sobre o autismo, de uma maneira que pudessem compreender o tema,com empatia e respeito.

A aula foi planejada para destacar a importância de reconhecer e valorizar as diferenças individuais. O ponto alto da aula foi uma atividade envolvente onde cada criança recebeu um coração de papel. O desafio era escrever nele uma característica de um amigo/familiar autista que conhecem.

As respostas foram tocantes e reveladoras, com palavras como “carinhoso” e “inteligente” dominando os corações de papel. Essa atividade não apenas permitiu que as crianças expressassem seus sentimentos, mas também serviu como uma poderosa ferramenta de aprendizado, ensinando-lhes a ver além das deficiências e valorizar cada indivíduo por suas qualidades únicas.

A professora responsável pela aula, ao refletir sobre a importância da atividade, destacou: “Queremos que nossas alunas cresçam não apenas como bailarinas, mas como pessoas que respeitam e valorizam a diversidade em todas as suas formas. Esta aula sobre o autismo é um passo em direção a esse objetivo, ajudando-os a entender e abraçar as diferenças”, disse Flaviana.

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content